Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

É DISCO QUE EU GOSTO



Tomou o barco hoje em Nice-França, o eterno viajante da canção francesa, Georges Moustaki, aos 79 anos, provocando grande comoção no mundo da cultura.
Moustaki, que sofria de enfisema, uma doença pulmonar incurável que o impediu de cantar há vários anos.
Georges Moustaki, cujo nome verdadeiro era Giuseppe Mustacchi, nasceu em 3 de maio de 1934 em Alexandria, de pais judeus gregos que imigraram para o Egito.
Chegou em 1951 em Paris,
De cabelos longos e barba espessa, olhos azuis cintilantes, incurável boêmio, Georges Moustaki escreveu mais de 300 canções para os maiores artistas franceses, como Edith Piaf, Yves Montand, Barbara e Serge Reggiani..
"Lamento não poder cantar em meu banheiro. Cantar em público, não. Eu rodei o mundo e cantei em todos os palcos, grandes e pequenos. Vivi coisas mágicas. Eu aprendi que o que se acredita ter adquirido é apenas uma pequena parte do que resta a ser descoberto
"Eu quero escrever e pintar. Dedicar meu tempo para o que me faz feliz, como sempre fiz", acrescentou.
"Le Métèque", traduzida em uma dúzia de idiomas, foi a música que o revelou como intérprete em 1969. Mas, por mais de dez anos, ele já trabalhava como compositor.
Em 1959, ele assinou "Milord" para Edith Piaf, com quem teve um affair.
Outras canções se tornaram clássicos, como as interpretadas em 1966 por Reggiani, "Sarah", "Ma Liberté", "Ma Solitude", "Votre fille a vingt ans", mas também "La Dame Brune" (Barbara, 1968) e ainda "Joseph", "La marche de Sacco e Vanzetti".
O anúncio de sua morte imediatamente despertou fortes emoções e muitas reações.
 
(dados web)
 
ER
 

Nenhum comentário: