Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SUPER - HOMEM

Nº 1 -
 
O Super-Homem, como conhecemos, completa 75 anos de idade. Em 1938 foi para as bancas o primeiro número da revista Action Comics.
Na realidade, o primeiro Super-Homem nasceu em 1933, pelas mãos de Jerry Siegel e era um vilão, com poderes telepáticos e a obsessão de dominar o mundo.  Nada a ver com o nosso herói dos últimos 75 anos.
Originalmente, pai foi um cientista  louco (posteriormente transformado em Luthor) e foi inspirado na figura de Übermensch que Nietzsche desenvolveu em  "Assim Falou Zaratrusta":
Um homem racional com moralidade própria que defende seus valores por sobre os demais para alcançar o que deseja.
Cinco anos depois foi dado um giro de 180º no personagem.
O Super-Homem não nasceu no planeta Krypton, mas sim em Cleveland, onde se conheceram o escritor Jerry Siegel (tomou o barco em 1996) e o desenhista Joe Shuster (tomou o barco em 1992), que juntaram o seu amor pelas aventuras e a ciência de ficção com a criação de diversos personagens.
 Baseando nas idéias de Nietzsche, publicaram uma pequena história intitulada " O Reino do Super - Homem," na qual um cientista com poderes telepáticos convence a um vagabundo a ser objeto de uma experiência em troca de comida. Depois de beber a poção, o vagabundo adquire poderes telepáticos que acabam tornando-o num homem ávido pelo poder.
Durante os cinco anos seguintes Siegel e Shuster recuperou a ideia de um super-homem do bem, invencível, e transformaram a historia no que hoje conhecemos: o planeta Krypton destruído, os superpoderes, a vida dupla do herói, a aparição de Lois Lane e a capa bem feita, com ideia de mais real e movimento.
Conseguiram que alguém publicasse a história do herói no formato de quadrinhos.
O primeiro número foi vendido a 10 10 centavos o exemplar. Foi um êxito. Em 2010, um exemplar original da primeira revista foi vendido por US$ 1,5 milhão.
 
Fonte: El País
 
ER

2 comentários:

Aldo disse...

Kar-el, filho de Jor-el e Lara.Conheci muito!

Aldo disse...

Mas sempre fui mais amigo do Capitão Marvel, Mary Marvel e Capitão Marvel Junior. Billy Batson, Mary Batson e Freddy Freeman. Dr. Silvana, lembram-se?