Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

MAIS UMA

 
Deu na Gazeta Russa - Caderno anexo da Folha
 
Durante a cúpula dos Brics na África do Sul no final de março, o vice-diretor da corporação estatal Rostekh, Dmitri Chugaev, declarou que a fabricante de helicópteros Russian Helicopters passará a montar alguns veículos no Brasil. "A empresa Rostekh, em cooperação com o grupo industrial-militar brasileiro Odebrecht, planeja realizar a montagem, manutenção e reparação de helicópteros russos e de outros produtos militares e civis russos no Brasil, declarou Chugaev"
A Rússia já exporta para o Brasil  helicópteros militares.
O primeiro contrato para fornecimento de helicópteros Ka-62 à empresa brasileira Atlas Táxi Aéreo foi assinado em dezembro de 2012, durante a visita de Dilma a Moscou. O contrato prevê fornecimento de sete helicópteros ao parceiro brasileiro entre 2015 e 2016, afirmou Chugaev.

Blog: Não entendo nada desse mercado, mas observo:
Até recentemente a Helibrás estava sozinha no mercado brasileiro e sul-americano como fabricante.
Há poucos meses foi anunciada uma parceria entre a Embraer e a italiana Agusta para fabricar helicópteros em São José dos Campos.
Hoje, assistimos  a movimentação da Dilma (PT) e Lula  (PT), que vem atuando publicamente como promotor internacional de vendas, entre outras, da empresa Odebrecht, abrindo portas para os russos.
Daqui uns dias aparece a americana Bell.
Lógico que publicamente irão declarar que existe espaço para todos, que atuam em linhas diferenciadas e que uma das metas é atingir daqui, o mercado da América do Sul.
Tudo bem. É evidente porém que haverá mais disputa no mercado.
Imagino que todas estão de olho no mercado da logística da exploração de petróleo.
Poderão dizer: A Helibrás está mais nacionalizada é levará vantagens. Equívoco. Nacionalização costuma elevar custos.
Lado político: Os petistas do governo federal não facilitarão a vida de uma empresa situada em Minas e de certa forma ligada ao governo do PSDB. O ano que vem já está aí.
Não custa lembrar porém, que o influente Senador petista Jorge Viana, até recentemente atuava como diretor da Helibrás. Já ajuda.
Enfim...quero crer que concorrência é sempre saudável e como mineiro, posso estar imaginando chifre na cabeça de cavalo. Tomara.
É a vida.
 
ER

Nenhum comentário: