Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

RAY - BAN

Kate Moss
A origem desta marca remonta a década dos anos 20, quando a indústria de aviação crescia e os países ricos investiam no desenvolvimento de aviões para fins militares.
Os pilotos sofriam com a intensa claridade acima das nuvens que ofuscavam os seus olhos e causavam perigosas distorções visuais. Foi então que a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda à Baush & Lomb para produzirem uma protecção ocular para os seus pilotos de caças.
Somente em 1937 a novidade ganhou o nome de RAY-BAN e começou a ser comercializada na sua versão civil tendo como primeiro modelo o Aviator, com lentes verde-escuras e armação dourada. A marca foi baptizada com esse nome pois os seus óculos reduziam a incidência de raios UV nos olhos, ou seja baniam os raios (em inglês "ray-banner").
Em 1953 a empresa lançou o modelo de maior sucesso, os Wayfarer. Ainda hoje, este modelo reeditado recentemente é o óculo de sol mais vendido em todo o mundo.
Nas décadas seguintes, o seu estilo tornou-se muito popular junto ao público jovem e entre grandes estrelas do rock (Lou Reed e Bob Dylan) e estrelas do cinema. Os óculos Ray-ban marcaram presença em diversos filmes de Hollywood cujos actores principais os usavam, Andrey Hepburn em 1961 no filme "Breakfast at Tiffany's", Peter Fonda em 1969 no filme "Easy Rider", Tom Cruise nos filme "Risky Business" em 1983 e "Top-Gun" em 1986 (este filme aumentou em 40% as vendas do "Aviator") entre muitos outros.
Durante o ano de 1999 a marca é adquirida pelo grupo italiano Luxottica, e em 2003 lança uma colecção júnior para crianças com o slogan "My first Ray-Ban".
Hoje em dia, sem dúvida alguma, a Ray-ban é a marca mais conhecida de óculos de sol do mundo.
 
Zona Óptica

Nenhum comentário: