Translate

domingo, 3 de março de 2013

NOITES DA BOA VISTA

A conversa seguia arrastada na festa de aniversário na Boa Vista. O professor recém-chegado na cidade e já com umas braminhas na cabeça, carteava uma marra danada, se considerando o centro das atenções. Olhando assim como para o infinito, dizia ele:
- Saudade mesmo, tenho dos meus tempos de estudante na Austrália. Por diversas vezes fui mergulhar à noite nos recifes rochosos do sul do país. Era maravilhoso observar os mais fascinantes peixes luminosos do planeta.
E prosseguia sonhando:
- Os peixes lanternas, também conhecidos por olhos-de-lanterna, são noturnos e possuem um grande órgão luminoso debaixo de cada olho. Este órgão é controlado por um mecanismo de rotação pelo piscar dos olhos. Tal como os peixe-pinha, que têm órgão luminescente localizado no maxilar inferior, a fosforescência é produzida por bactérias simbióticas luminosas.
Silêncio sepulcral na sala de visitas.
Virando para o Paulo Sérgio (Socó, para os de casa) que insistia em provocar giros das pedras de gelo no copo de Cutty Sark, o poeta-peixólogo e professor, cutucou:
- E aí, me falaram que você também é um grande admirador do mundo subaquático...
O Paulo Sérgio deu uma ajeitada no sofá e pegou de primeira:
- Prá falar mesmo a verdade, nessa área, eu tenho mesmo saudade é do tempo que "batia" traíra com jacá ali onde hoje é a Rádio Itajubá. Cada cavalão de traíra, sô !
Mais não foi dito. E nem era preciso.
 
ER

Nenhum comentário: