Translate

sábado, 16 de fevereiro de 2013

IMAGEM


2 comentários:

Anônimo disse...

NOTICIA! NOTICIA! Oia nois ai na TV!

15/02/2013 20h17 - Atualizado em 15/02/2013 20h28
Aumento de vereadores de 10 para 17 em Itajubá é motivo de protestos
População desaprovou projeto durante sessão, mas proposta foi aprovada.
Projeto foi aprovado por 7 votos a 2 e passa a valer a partir de 2017.

Do G1 Sul de Minas
1 comentário

A aprovação do aumento do número de vereadores em Itajubá (MG), de 10 para 17, foi motivo de protesto de moradores nesta quinta-feira (14). A Câmara Municipal ficou lotada durante a sessão que discutiu o projeto, e sob protestos, a votação aconteceu. Imagens feitas por um morador e publicadas na internet mostram a desaprovação da população em relação à decisão dos vereadores.

Uma ONG que fiscaliza ações do poder público questiona a decisão tomada pelos vereadores. "Essa decisão significa um grande aumento nas despesas da câmara e a cidade não comporta esse aumento. Os vereadores começaram esse projeto sem conhecimento da população, sem convocação de uma audiência pública para tratar do assunto", afirmou o presidente da ONG Transparência Itajubá, Luiz Antônio Santiago.

O presidente da câmara, Robson Vaz de Lima, diz que a decisão está em conformidade com a lei, já que pelo número de habitantes, Itajubá pode ter até 17 vereadores. Ainda segundo ele, o repasse será o mesmo apesar do aumento do número de vereadores.
Moradores de Itajubá protestam por aumento de número de vereadores na cidade (Foto: Reprodução EPTV)Moradores de Itajubá protestam por aumento de número de vereadores na cidade (Foto: Reprodução EPTV)

Entre os outros vereadores, as opiniões estão divididas em relação ao projeto. "Que segmento da sociedade esses senhores estão representando, onde 90% da população é radicalmente contra o aumento de vereadores", questiona o vereador Ricardo Luiz Ferreira (PR). Já o vereador Wilson Marins (PSDB), afirma que "a cidade está crescendo, está em evolução e há necessidade de maior representatividade do povo". Ele disse ainda que foi feito uma pesquisa para colocar o projeto em votação, e que o orçamento da câmara estará dentro das normas pedidas por lei mesmo com o aumento.

Para a população, outras medidas deveriam ser priorizadas. "É um aumento de salário a mais, é um gasto a mais na política, e isso vai fazer falta pra nós", disse a dona de casa Nilza Helena Soares. O aposentado Daurício Ferreira afirma que 10 vereadores é suficiente, e que não há necessidade de mais.

Em 2011, houve uma tentativa dos vereadores de aprovar o aumento no número de cadeiras na câmara municipal de 10 para 15, mas com a pressão popular, o projeto não foi aprovado. Desta vez, foi votado um aumento ainda maior para a quantidade de vereadores na cidade.
saiba mais

Câmara de Itajubá aumenta número de vereadores de 10 para 17

A proposta da mesa diretora foi aprovada por sete votos a dois e passa a valer a partir de 2017. Com isto, Itajubá e Lavras (MG) são as duas cidades do Sul de Minas que terão o maior número de vereadores, com 17 cadeiras cada. As três maiores cidades da região, Poços de Caldas (MG), Pouso Alegre (MG) e Varginha (MG), têm 15 vereadores cada.

A Emenda Constitucional nº 58, de 2009, estabeleceu 24 limites para a composição das câmaras municipais em todo o país. Para municípios que tem entre 80 e 120 mil habitantes, 17 é o número máximo de cadeiras na câmara, como é o caso de Itajubá e Lavras.

Anônimo disse...

Que bom só nois na região tem 17 vereadores ! Tamo crescendo.