Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

OPERAÇÃO ABAFA ?

A Polícia Federal entregou ontem à Justiça o relatório final da Operação Porto Seguro. A entrega encerra a investigação da PF.
O caso provocou repercussão porque envolve Rosemary Noronha. Ela foi indicada em 2005 pelo então presidente Lula para a chefia de gabinete da Presidência em São Paulo
É a primeira vez desde 2003 que a PF em São Paulo conclui o relatório final no prazo de duas semanas em operações dessa complexidade.
O delegado Ricardo Hiroshi, titular da investigação, disse a advogados dos investigados que finalizaria o relatório ontem por pressão da juíza federal Adriana Freisleben de Zanetti.
A juíza disse à Folha, por e-mail, que pediu a entrega "porque ontem venceria o prazo legal". Questionada se houve pressão política para a conclusão, ela afirmou: "O juiz jamais se sujeita a pressão, seja lá de onde vier".
Cinco advogados ouvidos sob condição de anonimato consideram o prazo inusual. O delegado pode pedir no relatório final a abertura de novos inquéritos. O procuradora Suzana Fairbanks também pode pedir novas apurações.
A PF não quis se manifestar sobre as razões do prazo.
 
Deu na Folha
 
ER

5 comentários:

Anônimo disse...

O relatório foi concluído tão rapidamente porque a instrução probatória do inquérito foi muito bem feita.
Quando a operação "estourou", há cerca de 3 semanas, bastava ouvir os indiciados. As interceptações telefônicas e telemáticas (grampos em telefones e emails), bem como a quebra do sigilo telefônico dos artífices já instruíam o processo. A "teia de aranha" que emaranhava os indiciados já estava bastante clara.
Bastava relatar e remeter os autos ao MP.
País difícil este nosso; agora cumprir os prazos do Código de Proçesso Penal virou suspeito.
Zelador, acho que a Folha estava precisando de assunto...

Abraços,

Laissez Faire

Edson Riera disse...

Laissez Faire,

Mas que chamou a atenção, chamou.
Abraço,
Zelador

Anônimo disse...

De fato! E sou um otimista incorrigível, que teima em acreditar nas instituições... Talvez não passe disso mesmo: fé na máquina pública...rs
Vamos acompanhar o desenlace!

Abs

Laissez Faire

Humberto disse...

Edson,

Concordo com vc., está muito estranho. Não entendo nada de direito, mas já ouvi sobre casos em q inquéritos mal feitos acabam beneficiando o infrator. Qdo.o delegado pedir a abertura de novos inquéritos, as provas já eram...
Abr.
Humberto

Anônimo disse...

A germinação das sementes apresadas geram colheitas abundantes , mas não perenes.
Verdades adubadas com conveniências geram satisfações rápidas, e revezes perenes.
Quem viver verá.

A.