Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

O HOMEM DE AIURUOCA


Post publicado no blog em 01/4/2010 - Continua valendo.
Lembrei-me de grandes amigos de Aiuruoca. O prefeito eleito da cidade é o meu amigo e ex-colega de Efei, Joaquim Mateus. Também trouxe lembrança um comentário feito no blog pelo Laissez Faire.

DANTAS MOTA
Tive o prazer de conhecer e ouvir o Dr. José Franklin Massena de Dantas Mota. Advogado imbátivel nos tribunais de Minas Gerais e de São Paulo. Foi entre 1967 e 1968 na sua cidade de Aiuruoca. Na verdade nasceu pertinho, em Carvalhos.
A conversa com um grupo de jovens começou num final de tarde num pequeno bar. Tentávamos acompanha-lo nas bebidas (pinga e cerveja) e como tira-gosto, linquiça frita.
A conversa foi até mais tarde, indo terminar na sua casa repleta de livros. Falava com fluidez sobre todos os assuntos: política, poesia, cultura em geral e principalmente sobre suas batalhas nos tribunais.
Essa sua frase ficou famosa: "Com o perdão da má palavra, eu só escrevo bebendo e à maquina"
Guardei esse encontro na memória e ainda lamento que os meus poucos vinte anos na época, impediram de ter aproveitado mais de sua experiência.
Dantas Mota faleceu em 1974 com apenas 60 anos. Uma semana após a sua morte, seu amigo Drummond de Andrade escreveu:

"De caligrafia difícil, de coração fácil. De queijos oferecidos, de sonhos parlamentares frustrados, mas que parlamento precisava, se em poesia falava tudo, intemporal e direto, ao ritmo vagaroso das boiadas, do mugido a soar como um lamento, lamento a vibrar como reprovação ? Das grandes cidades queria só os amigos, que no mais o município lhes bastava, entre 15.000 livros e cartas. "

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Zelador, vamos la um obrigadinho ao Deputado Dalmo, aquele de Ouro Fino, que acaba de fazer um projeto/lei doando o predio da Cadeia ai da sua querida Boa Vista ao Municipio para ser transformado em unidade de Saude!!!
Bom né? Presentinho de natal para o Tião, para o Adilsom,e olha cuidado com a Leandra pois se ela souber vai querer montar uma ong para bandidos menores de idade fazer reunião , cantar, bordar, estas coisas idiotas.

Anônimo disse...

Zelador, não é o HOMEM de AIURUOCA é de CARVALHOS ! Por favor!

Anônimo disse...

Caros,

José Franklin Massena de Dantas Mota (1913-1974), nasceu em Carvalhos, na época município de Aiuruoca, no sul de Minas. Formou-se em 1938 na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais e exerceu a advocacia tanto em sua região natal como no Vale do Paraíba. Viveu sempre em Aiuruoca, mas mantinha contato com escritores no Rio, São Paulo e Belo Horizonte.

Amigo de Carlos Drummond de Andrade, com quem se correspondia e encontrava esporadicamente, Dantas Mota desenvolveu uma poesia sui generis. Leitor da Bíblia e redator afeito às lides jurídicas, ele desenvolveu com essas influências uma poesia que tem às vezes um tom cerimonial e profético, mas fundamente arraigada no solo mineiro. Há também em sua poesia um misto de linguagem caipira e arcaizante, como se pode constatar em versos do poema "Solar de Juca Dantas": "A noite com suas lenternas e seus ladrões, / Terramotos e valhacoutos" (os grifos são meus).

Dantas Mota é um autor único. O que escreveu não tem similar, nem antes nem depois dele. Aparentemente, não seguiu nenhum outro poeta, nem deixou seguidores. Para Drummond, seu "verso mais característico" é o das Elegias do País das Gerais, de 1961, também considerado por Alfredo Bosi o melhor livro do vate de Aiuruoca.