Translate

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HOMEM DE VALOR

Sujeito diferente. Fora do seu tempo. Contemporâneo em Passa Quatro de rebelde revolucionário como o Oswaldão do Araguaia e do mais marqueteiro do que revolucionário, Zé Dirceu. Péssimo aluno do famoso Colégio São Joaquim de Lorena. Rebelde por natureza.
O conheci no inicio dos 60 no Colégio dos Padres, em Itajubá. Gordinho, irriquieto, bochechas vermelhas e trajando uma novidade total: Uma jaqueta de um tecido brilhante, meio furtacor, enfim espacial, repito, espacial, não especial.O destaque da indumentária, que se tornou famosa (foi tombada pelo Patrimônio Histórico de Virgínia), ficava para a grande gola de pêlo de algum bicho. A última coisa parecida vista em Itajubá, foi a jaqueta usada pelo Rock Hudson atuando como piloto de caça num filme sobre a guerra da Coréia, que fez rolarem muitas lágrimas das meninas (mais tarde, quase todas recolhidas, quando o artista se declarou gay).
Um único senão. Fevereiro. Verão lascado. Picolé de côco queimado do Sr. Edgar derretendo antes se chegar nos bancos da praça, e gordinho não tirava a jaqueta.
E fazia muito bem, pois ela chamava a atenção.
Lógico que não escapou. Para todo o Colégio e Cidade, passou a ser chamado de esquimó.
Os anos foram passando, sempre cercado de grandes amizades e de grandes polêmicas. Chegaram os Beatles, tempo no exército, cadeias revolução e primeiras encrencas políticas.
Faculdade de Medicina, mais complicações, formatura, tempos fora, até ganhar na megasena sózinho ao casar com a Angela.
Fixação profissional em Itajubá, filhos maravilhosos e polêmicas, polêmicas e polêmicas. Muita participação na comunidade, muita ajuda aos mais necessitados e o encaramento sem tréguas com as injustiças.
E desenfreada paixão pela cantora ítalo-americana, Connie Francis.
Como todos, às vezes se engana ao fazer análise de pessoas e as vezes empunha bandeiras sem chances de vitória, apenas pelo prazer da luta. Às vezes parece que o destemor se mistura com a ingenuidade. É típico dessa raça.
Um Dom Quixote com perfil físico do Sancho Pança.
Esse é o cidadão apaixonado por boas músicas, por fotografias, causas quase que perdidas e principalmente, pessoas.
Todos sabem que falo do Dr. Aldo, literalmente um homem de visão e de bem.
Hoje, bem cercado de familiares (com a Maria Clara no colo) e amigos, completa mais um ano de vida.
Ao seu lado, com certeza, de tédio jamais morreremos.
Meu amigo.
 
ER


4 comentários:

Anônimo disse...

Li o texto todo pensando em se tratar de José Dirceu.
Meio confuso, a maioria não vai entender.

Wartão disse...

Parabéns Dr. Aldo, por mais um ano de vida. Continue assim meu caro.
Abs.

Aldo disse...

Meu querido amigo Edson Riera. Na verdade você acertou quase tudo. Faltou você falar dos amigos maravilhosos que consegui nesses 63 anos de peregrinação por aqui. Inimigos, alguns, mas perdoados e esperando que também me perdoem. Afinal de contas a idade perdoa tudo. Uma vida que acho que valeu a pena, sem grandes ambições, mas fazendo o que gostava e procurando ajudar também quem precisava de algo, ou simplesmente queria esse algo. Gostei do D. Quixote com perfil de Sancho Pança. Ainda bem que não me comparou com o Sgto Garcia. Connie Francis é mesmo demais, não? principalmente quando canta Arrivederci Roma. Esse casaco de gola de peles, preciso achar um para lhe dar. Isso o marcou. Você tem uma grande vontade de ter um. Ainda vou achar. Zezinho, obrigado por ser meu amigo. Você é das melhores pessoas que conheci em minha vida, e se alguém tem de ter orgulho, sou eu. Um beijão pra você, Sônia e toda essa bela família, que cresce todo dia.

Aldo disse...

E na verdade foram 6 megasenas, a Angela, o Marcelo, o Ricardo, o Luciano, a Lorena e a Maria Clara. Mais que aqueles anôezinhos do orçamento, não?