Translate

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

GRANDE LASTRO

Segundo o Humberto Chiaradia que foi menino na Boa Vista, memorialismo não é saudosismo.
Começando pelo final da Rua Miguel Braga.
Antenor açougueiro. Sr. Dito Lino, do frigorífico de porcos.Sr. José Maria Campos, do cortume. Sr. José Trédicce, que ficou conhecido como Zé Treze. Irmãos Ferrini, Srs. Marcilio e Orlando, da fabrica de macarrão, com o imbatível vendedor viajante, Sr. Leonel. Sr. Júlio do armarinho. Sr. Matheus, lenheiro destemido. Sr. Romão, também lenheiro e apaixonado pelo Vasquinho.Sr. Tão Lulu, mecânico de mão-cheia. Sr. Albertino Paes, pioneiro na comercialização do legítimo bacalhau do Porto na cidade. Luis Riera, grande cidadão e proprietário do Bar Caçador, político sério, dirigente do camponíssimo Vasco, "o lobo da Boa Vista" e fundador da Lira São José. Sr. Jayme Riera da Padaria Boa Vista, seguido pelos seus filhos Antonio, Mário , José e Oswaldo. Sr, João Lino Caetano da venda. Sr. Brejeco, o melhor motorista de praça do mundo. Gilberto Machado do Açougue Paratodos e o seu fiel ajudante Dito Fernet. Sr. Nego, motorista do F600, Guilherme Cardoso com seu armazem que inovou o mercado praticando a entrega da mercadoria na casa do fregues. Dois barbeiros de categoria iternacional: Melinho e Anibal. Sr.Aristeu fabricando ternos sobre medida. Dois magistrais sapateiros, Procopio o Sr.João. O mais competente vendedor de "jogo de bicho" da cidade, Sr. Camarinho. O grande músico Juca Rocha. O fazendeiro José Machado e filhos. O japonês Fukaiama, o Zé Rosa da bicicletaria dos prazeres, o Rafic da Mineira, Sr. Zé do Café Hélio, Professora de música e datilografia, Dona Ruth. Os farmaceuticos milagrosos, Srs Ruy Braga, Sr. Vitor, Sr. Gerson,Sr. Eduardo. O inesquecível Sr. Vadinho. Dr. João Arantes, Delegado.
Sr, Piranguinho do restaurante. Sr. José Angelo de mil atividades. Sr. VilasBoas da loja de ferragens, a Laura Colósimo do Cine Paratodos. O Getulio da sorveteria. O Pachá da papelaria. Alfredinho relojoeiro. Luís Peixoto, das bebidas. A líder Dna Maria Pinhal. Dona Zezé parteira.Sr. João da cooperativa da RMV. Sr. Pedro Campos. 
Dr. Adílio. Dr. Rosemburgo. Os Meazzini.Prof. Nélio Tenório.Sr. Geraldo Matos.Cap. Chaves. Sr. Orlando Berti. Srs Oadi e Miltom Mohallem, da Cerealista. Drs. dentistas, Antonio e Ademar, eterno presidente do Smart. Dona Geralda Cerávolo, diretora do Grupo Carijó.Dr. Heitor Machado, advogado dos pobres e oprimidos. Sr. Brandão da Casa das Linhas. Sr. Mario Abreu. Dona Dulce Braga, mãe do Antonio Augusto.  
Sr. Domingos Marcaccini do posto de gasolina. Sr. Álvaro e Dona Alice da padaria Mandolesi. Sr.Gigi da venda. Sr. Gilberto mecânico, Sr. Elias Sarlas dos ladrilhos. Srs.Geraldo Teófilo e Henrique da Gráfica Imperial. Sr. Rennó da Vidraçaria São José, Sr. Esper Kallás. Sr. Mouhallen da loja de tecidos. Sr. Aníso Haddad. Sr. Sylvio Pizzarro e Dona Fany do bar. Sr. Borelli, do menor e melhor bar do mundo.
Padres Adão, Generoso e Vicente. Pastor Afonso, da Assembléia de Deus.
Temos muita responsabilidade.
 
ER
 
 
 
 

9 comentários:

Humberto disse...

Edson,

São muitos e por isso corremos o risco de não lembrar de alguns. Vamos incluir : Geraldo Teófilo e Henrique da Gráfica Imperial ; Domingos Marcaccini do Posto q pegou fogo ; Dna. Dule ( Isaura Carneiro ) professora em casa ; Schiamareli ( não sei se está certo ) do Curtume aí da B.Vista ; um senhor gordo ( não me lembro do nome )q criava porcos quase na beira no rio, depois do Curtume; Florival Xavier ( morava no morro atrás do Hotel Sion ); Anisio Haddad ( no lado de cima antiga linha ); Raimundo farmaceutico ( a farmácia ficava quase em frente a do Sr Eduardo, mais perto da ponte; Luiz Peixoto e sua distribuidora de cachaça e q fabricava lá nos antigamente o guaraná Pagé ou coisa assim. Havia uma senhora " benzedeira " q morava atrás do armazém do Gigi, quase na esquina do Beco da Fábrica, não me lembro do nome dela. Enfim, esse memorialismo é muito bom.Abrs.

Humberto disse...

Edson, vamos definir as " fronteiras " da Boa Vista. Vindo do final da Miguel Braga podemos dizer q a rio é uma divisa. Qdo chegar na ponte a casa dos Poddis ( os velhos ) continua pela Maria Carneiro até a linha. Contorna o morro, seguindo a antiga linha do trem até o Hotel Sion. A Estação e antiga rede fica na divisa da Boa Vista com o Morro Chic ( aí está uma zona de conflito !!!) Depois da área da antiga oficina da RMV temos um cruzamento de rua com a linha, a parte de cima é Vila Rubens e para baixo e a esquerda é B.Vista. É isso mesmo ??? Dentro do bairro Boa Vista tinha e acho q ainda tem várias vilas, certo ? Abr.

Edson Riera disse...

Humberto,

Vamos corrigindo as falhas da memória. Quanto as divisas, já pedimos a delimitação para o Google.
abraço,
zelador

Howard Hawks disse...

ER ......Dentro da delimitacao que o Google vai fazer deve constar obrigatoriamente o famoso BECO SACI que fazia parte da Boa Vista Antiga....Lá morava algumas BOAS figuras......Agora falando serio da lista de moradores antigos da Boa Vista tem um personagem que faltou na lista, provavelmente muitos estão faltando, a lista e muito grande, mas este que nao morava no bairro, morava no centro, mas praticamente toda noite estava na padaria da sua familia comprando pao Era o professor Joao Luiz Uma pessoa de uma sensibilidade enorme em todos sentidos .Fui seu aluno no ginasio e na faculdade Grande pessoa

Edson Riera disse...

Howard Hanks,
Realmente o estimado Prof. João Luis ia toda até a Padaria Boa Vista. Foi também meu mestre. Certa vez, na época do vestibular, meu Pai, que ficava no caixa, perguntou-lhe sobre minhas chances no vestibular. O mestre lhe respondeu na bucha; Nessa batida o seu filho não tem chances. É muito folgado. E disse a verdade. Grande homem.
abraço
Zelador

Aldo disse...

Aquele remédio para memória que o Hipócrates deu para você e o Virgilinho tomarem, parece que funcionou...

Aldo disse...

O Allzheimer é assim mesmo. Das coisas antigas lembramos tudo, mas nos esquecemos de colocar o bilau pra fora na hora de fazer xixi.

Anônimo disse...

Humberto,
O gordo que vendia e criava porcos, andava sempre em uma bagageira e também guardava dinheiro no colchão , se chamava João Lino Caetano.

Amigo do virgilinho

Humberto disse...

Amigo do Virgílio,

Isso mesmo - Sr. João Lino e sua bagageira.

Humberto