Translate

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

É A VIDA

Não costumamos falar negativamente sobre quem já não está mais por aqui. Positivamente, sim. É bom lembrar. Passado o tsunami de notícias sobre a vida e a obra do grande arquiteto Oscar Niemayer, para ser sincero, gostariamos de anotar.
Do pouco que sei sobre o assunto, sempre achei, externamente, belas, leves, diferentes, inovadoras, sua obras. Sempre me chamou a atenção as veladas críticas feitas pelos usuários de tais obras. Falavam da não praticidade, desconforto, péssima circulação de ar, abafamento, etc.
No tocante ao homem, foi um homem descrente, insistentemente arraigado a ideias vencidas e admirador público de ditadores sanguinários.
Somando tudo, ainda ficou um saldo positivo.
É a vida

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Quem somos nós para apurarmos saldos entre obras arquitetônicas, e sonhos sanguinários?

Anônimo disse...

Momento Niemeyer
Em abril de 2010, Oscar Niemeyer fez uma revista dedicada aos 50 anos de Brasília. A capa é aquela famosa foto de JK, na inauguração, acenando com o chapéu. E eu ia ao Rio ajudá-lo na revista. Tem até um longo artigo meu "...Brasília, as profecias que não se cumpriram", que eram justamente aquelas baboseiras dos jornais da oposição: O lago não vai encher - Nunca vaia ter telefone em Brasília etc. Nessas conversas, Oscar contou que ainda, em 1956, JK o procurou na sua casa das Canoas (hoje Fundação Oscar Niemeyer) acompanhado pelo empresário Marco Paulo Rabelo. E JK foi direto ao ponto: - Oscar, quero você no projeto de Brasília como foi na Pampulha. Você tem carta branca para fazer uma capital moderna, a mais bela do mundo. Procure o Israel Pinheiro que vai ser o gerentão da obra.
Aí, na primeira viagem ao Cerrado, num acampamento, junto com JK, o ministro da Guerra, General Lott, perguntou ao arquiteto: - "Oscar, os prédios do Exército serão modernos ou clássicos?
Ele respondeu:
- "General, numa guerra o senhor prefere armas modernas ou clássicas?"
E diz ele: - O Lott sorriu com simpatia...

Silvestre Gorgulho (jornalista e amigo particular de Oscar Niemeyer)
Bah

Anônimo disse...

a palavra induz o exemplo arrasta....