Translate

sábado, 22 de dezembro de 2012

CANTINHO DA SALA

Édouard Léon Cortès (Madeleine - Paris)

Um comentário:

Anônimo disse...

Èglise de Madeleine

Um dos lugares mais emocionantes que conheci.Do lado de fora, Madeleine lembra um templo grego, com pórtico triangular e colunas coríntias, e do lado de dentro é realmente linda, decorada com estatuas branquinhas e um bonito afresco no altar.O belo edifício da Igreja de Madeleine faz “par” arquitetônico com a sede do congresso francês, que pode ser visto na outra ponta do amplo boulevard. A história por trás de sua construção, no entanto é cheia de nuances da história francesa e muitas viradas.As elegantes colunas coríntias lembra em muito antigos tempos Greco-Romanos e faz da Madeleine uma das igrejas mais visitadas e fotografadas de Paris.
O projeto da Madeleine inclui nada menos que 52 colunas coríntias que envolvem o templo, cada uma delas com vinte metros de altura. Na parte dianteira, as colunas são cobertas com um friso com esculturas. Os baixo-relevos nas portas de bronze são de autoria de Henri de Triqueti e representam os dez mandamentos.

A fachada deste templo atua como um grande contrapeso arquitetônico à fachada de colunas do Palais Bourbon situado no fim da linha de vista, depois da Place de la Concorde do outro lado do Rio Sena. Em seu interior, atrás do altar encontra-se uma grande estátua de Maria Madalena. Ela foi construída em 1837 por Charles Marochetti. A igreja igualmente vangloria-se de um órgão de tubos, construído por Cavaillé-Coll em 1846. O órgão ainda é usado para concertos e missas hoje em dia.Conhecer o interior desta intrigante igreja sem janelas é algo diferente, pois somente existem algumas clarabóias no teto e as paredes são fechadas.
As estátuas que decoram esta igreja são muito bonitas. O fundo musical traz o órgão de tubos desta igreja tocado por uma brasileira, Domitila Ballesteros, que executa a Fuga in g BWV 542 de Bach. É uma emoção peculiar assistir uma missa nessa Igreja. As dezenove horas todas as luzes são acesas e somos envolvidos por uma magia indescritível.A energia que paira ali é sentida e absorvida. As Missas são celebradas e os folhetos contém 3 idiomas, inclusive o português.Antes da missa são escolhidas pessoas das diversas línguas para fazerem as leituras. Do lado de fora, Madeleine lembra um templo grego, com pórtico triangular e colunas coríntias, e do lado de dentro é realmente linda, decorada com estatuas branquinhas e um bonito afresco no altar.