Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

NOSSA ESCOLA


Para nós, será sempre sempre a "Nossa Escola". O correto seria Universidade Federal de Itajubá. Especializada em Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Afins.
No dia 17 de dezembro próximo, termina o mandato do Reitor Renato Nunes, que está à frente da Universidade desde 2004.
Participamos, como convidado, na reunião realizada ontem no Campus da UNIFEI, quando o Reitor apresentou às entidades empresariais da cidade um balanço do que foi realizado durante a sua gestão.
Inegável ! Um grande salto avante foi dado.
A chegada do bom momento vivido pelo país, encontrou a nossa Escola preparada para o grande salto, tendo a frente o Professor Renato Nunes, que a décadas prega a necessidade da inovação,  que sempre, desde a sua fundação, foi uma característica da nossa Universidade.
Natural que tenha incomodado muita gente da comunidade local, que tiveram dificuldades para acompanhar o processo.
A preocupação com os sinais de expansionismo, a possibilidade da perda de identidade e a ausência de informações precisas sobre o  Projeto do Campus de Itabira, bem como a participação no Consórcio de Universidades, levou ao surgimento de críticas severas em parte da imprensa local.
O Projeto do Campus de Itabira hoje já uma realidade inquestionável.  
A UNIFEI, registre-se, sem perder a qualidade de ensino, saltou, nos cursos de graduação,  dos 1596 alunos de 2002, para 3805 alunos matriculados em 2012, que com os 1262 alunos do Campus de Itabira, totalizam 5067 alunos.
Nos cursos de pós-graduação, de 456 alunos em 2002, hoje estão cursando os programas de mestrado, de doutorado e os diversos cursos de especialização, 3142 alunos.
Dos 11 programas de graduação e 13 de pós-graduação, a Unifei tem hoje 25 programas de graduação em Itajubá e 9 em Itabira.
São inegáveis também, os benefícios que a expansão da UNIFEI vem trazendo para a cidade, principalmente no tocante aos segmentos de comércio e serviços
Desenvolvendo fortemente a cultura do empreendorismo, o NITTE ( Núcleo de Inovação, Tranferência de Tecnologia e Empreendedorismo) da UNIFEI é considerado o terceiro maior do Estado de Minas Gerais.
Segue-se com a implantação do  Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, não com investimentos e velocidade que todos desejamos. Razões para isso são muitas e entendíveis e serão objeto de discussão em separado.
Nova administração deverá ser empossada no próximo mês, com discursos de continuidade nos projetos e gestão adequada as novas realidades que se apresentam.
É fundamental que o novo Reitor e equipe e a também nova administração municipal estejam perfeitamente afinados.
Ao Professores Renato Nunes e Paulo e equipe, nossos agradecimentos pela dedicação, criatividade, envolvimento durante esses oito anos.
Dia chegará, e em breve, em que todos reconhecerão e louvarão o que foi feito.

ER





 
  

Um comentário:

Aldo disse...

Sem dúvidas. Temos a escola de antes e a de hoje. A evolução foi grande e muito positiva, com o Renato Nunes.