Translate

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

POIS É...

 


Extrema avança implantação de inovadora Usina Termoquímica de Geração de Energia.

O empreendimento representa uma grande inovação e Extrema-MG será a 2ª cidade brasileira a implantar essa tecnologia de disposição final e aproveitamento energético de RSU.

Uma das principais inovações que vêm sendo feitas pela Administração Municipal é o investimento na implantação de uma moderna Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE) que virá para Extrema com a missão de transformar os lixos produzidos no município em energia elétrica.

A UTGE está sendo construída no atual Aterro Sanitário Municipal de Extrema, no bairro dos Pessegueiros, e irá trazer inúmeras vantagens, tais como: redução da necessidade de área de disposição final de resíduos (em relação a um aterro sanitário); eliminação de riscos de contaminação ambiental de solo, água e ar; aproveitamento energético de resíduos, com geração de um ativo econômico e redução de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo com a Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas e recuperação da área utilizada para aterro dos resíduos nos últimos 20 anos.

A UTGE de Extrema terá capacidade para receber até 85 toneladas de resíduos por dia para convertê-los em energia, sendo que destes resíduos, parte será originada pelo manejo diário dos resíduos sólidos do município (coleta, varrição, outros); parte virá do processo de descomissionamento (etapa de extração e aproveitamento do lixo que foi aterrado nos últimos 20 anos), e uma outra parte terá sua origem dos resíduos sólidos de outras fontes, como as empresas localizadas no município.

A obra encontra-se na etapa de conclusão da primeira fase de instalação, que se trata da entrega do galpão de aproximadamente 2.000 m².

O galpão de 2.000 m2 irá acomodar a linha de produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos), previsto em uma segunda etapa, sendo que esta contemplará ainda a instalação do reator de gaseificação, planta de geração de energia elétrica, construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE - resíduo líquido) além de toda a infraestrutura prevista para o entorno do empreendimento.

Dessa forma, com previsão para iniciar o funcionamento em 2023, a UTGE garantirá não somente a destinação ambientalmente correta do lixo produzido em Extrema, como também a geração da energia elétrica que irá suprir a demanda dos prédios públicos e de toda a iluminação pública do município.

G1

Viver é Perigoso

BRASÍLIA - SEM PALAVRAS !

 


Viver é Perigoso

PÁGINAS RASGADAS

 

Viver é Perigoso