Translate

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

JUÍZO, VELHOS E VELHINHAS DE TAUBATÉ




No dia  25 de agosto de 2005Luís Fernando Veríssimo, anunciou a morte de sua personagem, que ficou famosa como "A Velhinha de Taubate".

 “Morreu no último dia 19, aos 90 anos de idade, de causa ignorada, a paulista conhecida como “a Velhinha de Taubaté”, que se tornou uma celebridade nacional há alguns anos por ser a última pessoa no Brasil que ainda acreditava no governo".

A vetusta senhora morreu diante da TV enquanto acompanhava notícias do escândalo do mensalão. Houve, na época, suspeita de suicídio, nunca comprovado. A polícia mandou os restos do chá que a Velhinha estava tomando com bolinhos de polvilho para exame de laboratório.

Ela teria morrido em frente à TV, decepcionada com o quadro político brasileiro, em especial com o seu ídolo, Antonio Palocci. Morreu na frente da televisão, talvez com o choque de alguma notícia. 

A Velhinha acreditara em Lula desde o começo e até rebatizara o seu gato, que agora se chamava Zé.

Parentes informaram que a Velhinha já tivera um pequeno acidente vascular ao saber da compra de votos para a reeleição do Fernando Henrique Cardoso, em quem ela acreditava muito, mas ficara satisfeita com as explicações e se recuperara.

Disseram também, que ela estava acompanhando as CPIs, comentara a sinceridade e o espírito público de todos os componentes das comissões, nenhum dos quais estava fazendo política, e de todos os depoentes, e acreditava que, como todos estavam dizendo a verdade, a crise acabaria logo, mas ultimamente começara a dar sinais de desânimo e, para grande surpresa, descrença.

Que existem, sem dúvida, e conheço muitos "velhinhos e velhinhas de Taubaté". Utilizam hoje as chamadas "redes sociais". No fundo são boas pessoas.

Hoje, acreditam na cloroquina, ivermectina, tratamento precoce, no Centrão, Olavo, Malafaia, Bob Jefferson , Alexandre Garcia e da Jovem Pan e claro, no Mito. Só tomaram vacina por exigência da família (e um pouco de medo). Odeiam a cor vermelha e por consequência, chineses.

Espera-se, com toda a sinceridade, que não tenham o mesmo fim da crédula senhora do interior paulista.

Viver é Perigoso

POUSO ALEGRE


Exército avalia transferir dois quarteis de Juiz de Fora com mil militares para Pouso Alegre

Juiz de Fora pode perder dois dos quartéis militares atualmente instalados na cidade. 

De acordo com a 4ª Região Militar (4ª RM), o Exército avalia a possibilidade de transferência do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha e do 4º Depósito de Suprimento para o município de Pouso Alegre, no Sul de Minas. 

Na última quinta-feira (12), o comandante da 4ª RM, general Jorge Antonio Smicelato, esteve no 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14ºGAC), no Sul do Estado, para inspeção das áreas patrimoniais da unidade militar. O intuito, de acordo com a 4ª RM, é prosseguir no estudo de viabilidade da implementação do Complexo Logístico de Pouso Alegre (CLPA). Apesar da possibilidade, ainda não há prazos definidos para eventual decisão.

Conforme a seção de Comunicação Social da 4ª Região Militar do Exército, o projeto de transferência das Organizações Militares Logísticas para a Guarnição de Pouso Alegre está em avaliação devido à localização da unidade, analisada pelo Exército como privilegiada no eixo industrial do Sudeste, balizado pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias), além de extensa área patrimonial jurisdicionada ao Exército no local. Segundo a 4ª RM, Pouso Alegre tem capacidade de absorção das unidades e apoia a possível transferência. Caso efetivada, a mudança terá um investimento previsto da ordem de R$ 200 milhões.

Além disso, o incremento de efetivo previsto é de mais de mil militares, o que injetará, conforme o Exército, aproximadamente R$ 60 milhões/ano na economia local. 

O Grupo de Artilharia de Campanha, localizado em Pouso Alegre, tem mais de cem anos. 

Tribuna de Minas

Viver é Perigoso

NOS ENCONTRAREMOS LÁ

 


O governador de São Paulo, João Doria, anunciou hoje (16) que a etapa paulista da F1, em novembro, será realizada com o autódromo de Interlagos cheio.

Os primeiros bilhetes para a etapa foram vendidos em junho deste ano e já estão esgotados. O novo lote terá pelo menos 20 mil entradas.

Convidado pelo Liv (da Rachel), os nossos ingressos (mais os dos netos Luc e Tito) já foram adquiridos. Se Deus quiser, lá estaremos.

Foi anunciado hoje que um novo lote de ingressos será disponibilizado no dia 27 de agosto. Toda a capacidade de público da pista, que comporta 70 mil pessoas, estará liberada até a realização do GP São Paulo.

Previsto que o evento será seguro por ter grande parte do público vacinado com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Haverá aferição de temperatura, e o uso de máscaras será obrigatório. Estuda-se a exigência de vacinação, assim como a cobrança de teste negativo de Covid-19 até 48h antes da etapa.

A vida segue...

Viver é Perigoso

MOÇA BONITA



Pois é...se tudo seguisse da forma tradicional, os Riera, que chegaram em Itajubá, mais precisamente na Boa Vista, é claro, em 1934, seriam Rippol.

Explicando, levamos o sobrenome da avó e não do avô, como manda o figurino.

Nossos avós, Sr. João Martinez Ripoll e Dona Francisca Riera, vindos de Barcelona, na Catalunha, chegaram ao Brasil em 1894, com os filhos Jayme, José, Elvira (nasceu durante a travessia do Atlântico) e Josepha.

No Brasil, nasceram Loreto e Francisca. Mariano havia tomado o barco, com muita antecedência, ainda menino, em Barcelona.

Segundo a história, o bisavô João Rippol não nasceu em Barcelona. A bisavó Francisca Riera, sim.

João nasceu na Catalunha, mas em Rippol, província de Giron. Rippol fica distante 100 kms de Barcelona. De trem, 2 horas. De carro, pela rodovia, no máximo 1 hora e pouco.

Curiosidade: A catalã Nidia Rippol saiu de Barcelona e foi para Barranquila, na Colômbia. Casou-se com um árabe e tiveram a filha Shakira Isabel Mebarak Ripoll.

Quem não conhece a Shakira ? A super-star voltou para Barcelona e casou-se com o craque catalão do Barcelona, Gerard Pique.

É a vida...

Viver é Perigoso

QUE FALTA FAZEM


Lendo os avisos (proclamas) de casamento nos jornais da cidade, inevitável não reparar:

Onde foram parar  Amélia, Amália, Madalena, Eugênia, Benedita, Carlota, Irene, Celeste, Augusta, Lurdes, Iracema, Auxiliadora, Alice, Inês, Emília, Catarina, Clarice, Olívia,  Terezinha, Antonia, Edite, Abigail, Doroti ?

Moças com esses bonitos nomes não se casam mais ? 

Ainda conhecemos muitas. Infelizmente estão desaparecendo.

Estão sendo substituídas pelas Jennifer, Scarlet, Kathleen, Michelle, Melanie, Xayane, Vick e até Aileen,

Novelas em cartaz sempre foram celeiros para a colocação de nomes. Novelas tradicionais estão em extinção. Entramos no império da Netflix, Amazon e etc.

Saudade.

Viver é Perigoso 

E SEGUE A VIDA



Deu no "Itajubá Notícias", que o atual Secretário Municipal de Esportes, Junior Fraga Bastos, será o novo Secretário Municipal de Educação de Itajubá.

Muito bom. Espero que não atrapalhe em nada, mas o Professor Junior é extremamente competente, discreto e trabalhador. Executou um excelente trabalho na área do esporte itajubense e da região. Da área, formado em Educação Física.

Meu meu amigo, da minha família e da Boa Vista, é claro. E dá área : professor.

Mas desconfio que o novo secretário de esportes, será um ex - vereador .

Viver é Perigoso

INDEPENDENTES E HARMÔNICOS ENTRE SI


 Viver é Perigoso