Translate

sexta-feira, 11 de junho de 2021

CANTINHO DA SALA

 

Ana Cláudia Almeida
Viver é Perigoso

NÃO ESTAMOS SOZINHOS



O ser humano tem capacidade de manter uma rede de amizade composta por, em média, 150 pessoas.

Conhecido como “número de Dunbar”, ele foi estipulado, na década de 90, pelo antropólogo inglês Robin Dunbar. Ele é chefe do Grupo de Pesquisa em Neurociência Social e Evolutiva no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford e um dos mais importantes estudiosos da psicologia evolutiva.

O número de Dunbar define o limite cognitivo teórico do número de pessoas com as quais um indivíduo pode manter relações sociais estáveis, Esse número teórico varia entre 100 e 230 pessoas e tem sido constantemente citado em pesquisas da antropologia.

Quantos amigos você tem na internet? Quinhentos? Mil? Pois bem, não se iluda. O limite das relações humanas é determinado pela biologia. O ser humano tem capacidade de manter uma rede de amizade composta por, em média, 150 pessoas. Segundo Dunbar, esse número se mantém estável desde os primórdios da humanidade e não mudou com a popularização das redes sociais digitais. Pessoas que conhecemos pessoalmente, em quem podemos confiar e com quem temos alguma afinidade.

Compartilhar informações pessoais com quem não se tem intimidade cria a falsa sensação de amizade.

Imagine-se na seguinte situação: você está no aeroporto de Hong Kong, em plena madrugada, e vê uma pessoa conhecida. Você se deslocaria para cumprimentá-la sem hesitar? Se a resposta for positiva, essa pessoa está entre seus 150 amigos. Ela pode não ser um melhor amigo, mas você sabe quem ela é e qual o papel dela no seu círculo social – e vice versa. Essas são pessoas que você encontra pelo menos uma vez por ano e que seriam convidadas para uma grande festa organizada por você.

Dos 150 amigos, cinquenta são considerados bons amigos. Desses, apenas quinze podem ser chamados de melhores amigos. E entre eles, somente cinco pertencem à categoria dos amigos íntimos, aqueles que que você procura quando está com problemas, pede conselhos, busca consolo e até mesmo aceita dinheiro emprestado. É importante lembrar que o número 150 é uma média.

Sim, os familiares estão incluídos na conta dos 150 amigos. Algumas pesquisas mostraram que 50% das pessoas do círculo social são parentes.

O cartel de amigos costuma se renovar em cerca de 20% de tempos em tempos. Já a relação de amizade estabelecida dentro da família tende a se manter intacta durante quase toda a vida.

Assim como existe um hormônio associado ao stress, podemos dizer que há um hormônio da amizade. Sim, a endorfina. Ela funciona como uma espécie de ópio, mas sem oferecer o risco da dependência. Quando o contato com outra pessoa nos é de alguma forma prazeroso, a endorfina é liberada, proporcionando a sensação de relaxamento e felicidade. Rir, conversar, sair para dançar ou ouvir música com os amigo são gatilhos para a síntese de endorfina. Graças a essa substância, nos sentimos parte de um grupo, um dos principais alicerces para a consolidação da amizade.

Viver é Perigoso

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE

Rollings Stones

Viver é Perigoso
 

PARAPROSDOKIAN

 



Creio que já deu para notar, que acidez pairando no ar é a especialidade da casa.

Sempre fui um admirador de Paraprosdokian, porém nunca soube que o nome era esse. Conservo alguns velhos cadernos com anotações sobre paraproskian.

"Paraprosdokian" vem do grego " παρά ", que significa "contra" e " προσδοκία ", que significa "expectativa".

Ficou claro ? Tentando explicar melhor:

Um Paraprosdokian é uma figura de expressão em que a última parte de uma frase, a frase, ou discurso maior é surpreendente ou inesperado de uma maneira que faz com que o leitor ou ouvinte para reformular ou reinterpretar a primeira parte.

Trata-se de uma linguagem matadora. O nome grego remete a uma frase ou sentença que, ao final, dá uma guinada e termina com humor.

Alguns exemplos:

- Eu sou um home muito tolerante, exceto quando se trata de guardar rancor - Robin Williams

- Alguns causam felicidade pra onde quer que ele vão. Outros, sempre que se vão - Oscar Wilde

- Era um sonhador, um pensador, um filósofo especulativo ou, como diria a sua esposa, um idiota - Douglas Adams

- A diferença entre estupidez e gênio é que o gênio tem seus limites - Einstein

- A luz viaja mais rápido que o som; é por isso que algumas pessoas parecem brilhantes até que você as ouça falar - Einstein

- "Em seus pés ele usava ... bolhas." - Aristóteles

- "Tive uma noite perfeitamente maravilhosa, mas não foi essa." - Grouxo Marx

- "O último desejo de meu tio era que eu me sentasse em seu colo; ele estava na cadeira elétrica." - Rodney Dangerfield

- "Eu durmo oito horas por dia e pelo menos dez à noite." - Bill Hicks

- "Não pertenço a nenhum partido político organizado. Sou democrata." - Will Rogers

- “A guerra não determina quem está certo - apenas quem está à esquerda.” - Bertrand Russell

Viver é Perigoso

ENTREVISTA PARA EMPREGO



CANDIDATO 1

- Qual a sua experiência em cargos de destaque ?

- Trabalhei no governo Bolsonaro.

- Durante quanto tempo ?

- Mais ou menos entre 30 e 60 dias.

- OK, se for de seu agrado a vaga é sua.

CANDIDATO 2

- Qual a sua experiência em cargos de destaque ?

- Trabalhei no governo Bolsonaro por mais de 2 anos.

- Lamento, as vagas já foram todas ocupadas 

Viver é Perigoso

UM TAL DE


 Viver é Perigoso