terça-feira, 9 de março de 2021

CANTINHO DA SALA

 

                                                           Paulo von Poser


Viver é Perigoso

A VIDA IMITA A ARTE



O Grande Ditador) é um filme americano de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica, escrito, protagonizado e dirigido por Charles Chaplin.
A produção teve início em 1937, quando ainda não estava claro que o nazismo era uma ameaça real. Foi também o primeiro filme falado de Chaplin e tornou-se seu maior sucesso de bilheteria.

Em 1940, quando foi lançado, não havia mais esta dúvida. Satiriza o nazismo e o fascismo e seus maiores propagadores, Adolfo Hitler e Benito Mussolini. 

Adolf Hitler baniu O Grande Ditador da Alemanha e de todos os países que estavam sob seu controle.

Uma injustiça. O filme "The Great Dictador" - O Grande Ditador, recebeu cinco indicações ao Oscar em 1941 nas categorias de melhor filme, melhor ator para Charlie Chaplin, melhor roteiro original, melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante para Jack Oakie.

Não levou nenhum.

A famosa cena em que Chaplin dança com o globo terrestre foi usada na abertura da telenovela O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, em 1991.

A vida imita a arte.




Viver é Perigoso


SOB A LUZ DE VELAS


Nada nos humilha mais do que a coragem alheia. "

Nelson Rodrigues

Viver é Perigoso

CLARIN DA BOA VISTA - CIÊNCIAS

 


Brasil entra com pedido para registrar patente do processo rápido para tornar culpado em inocente e vice-versa.

Viver é Perigoso

OS ÚLTIMOS MELHORES DIAS DA MINHA VIDA


Ano passado, mais precisamente em maio, levei um susto ao ler sobre a tomada de barco do jornalista e escritor, Gilberto Dimenstein. Partiu com 63 anos no dia 20 de maio. Publicou sua coluna na Folha de São Paulo por 28 anos. Sempre acompanhei. Muitas vezes concordei e outras tantas, não. Indiferente nunca consegui ficar.

Foi o fundador do portal Catraca Livre". Recebeu o Prêmio Esso, Prêmio Jabuti, Menção honrosa do Prêmio Moors Cabot, da Universidade Columbia. 

Como sabem, Dimenstein era também totalmente envolvido com causas sociais. Recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, e o Prêmio Criança e Paz, da Unicef.

Dimenstein ficou sabendo, meio assim do nada, em 2019, que estava com câncer no pâncreas.

Terrível mal. 

Lembrando: Acompanhei em 2018, com conversas diárias pelo whatsApp e visitas presenciais, o drama idêntico vivido pelo grande amigo Marcos Carvalho. O moço de Santa Rita de Caldas. Falamos desde a descoberta até o desenlace final.

Como quase sempre acontece, a batalha pela vida durou quase um ano. Ele perdeu, ou melhor, nós perdemos.

Fiquei sabendo sobre tratamentos, operações, sintomas, etc. Compartilhei e sofremos juntos.

Terminei de ler ontem o livro escrito pelo Gilberto Dimenstein, em parceria com sua mulher, a também jornalista, Anna Penido. "Os últimos melhores dias da minha vida" - Editora Record.

No livro, Gilberto e Anna, relatam o dia a dia do último ano vividos juntos. Experiências, providências e a luta. Muita luta.

Não se trata, como já imaginaram, uma leitura amena, agradável. Interessante.

As ilustrações do livro foram feitas pelo Paulo von Poser. Muito bonita.

A solidariedade, amor e carinho da esposa Anna Penido é qualquer coisa de emocionante.

Na última página do livro, Anna Penido registra agradecimentos as pessoas que estiveram próximas. Citado o Dr. João Paulo Nogueira, formado aqui na Faculdade de Medicina de Itajubá.

Viver é Perigoso

MOMENTOS MÁGICOS


Viver é Perigoso

UFA !



Vacina contra a covid-19

Nova Cepa política foi vencida. 

A Prefeitura de Itajubá decide aderir ao CONECTAR - Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) caso não consiga suprir a demanda nacional.

Viver é Perigoso

AGORA VAI !

 


Viver é Perigoso

ESTÃO DE VOLTA, APÓS A DECISÃO DO FACHIN

 


Viver é Perigoso

MANCHETE DO CLARIN DA BOA VISTA



NO BRASIL, O PASSADO É INCERTO, O PRESENTE É TENEBROSO E O FUTURO AMENDRONTADOR !

Viver é Perigoso