domingo, 7 de março de 2021

SINCERAMENTE ?


Levantamento, feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope).

Pesquisa que mede o potencial de voto e estima o piso e o teto de aceitação de cada um dos possíveis candidatos.

Entrevistados votariam:

Lula (50%), Bolsonaro (38%), Sergio Moro (31%), Luciano Huck (28%), Fernando Haddad (27%), Ciro Gomes (25%), Marina Silva (21%), Luiz Henrique Mandetta (15%), João Doria (15%) e Guilherme Boulos (10%).

Rejeição (não votariam de jeito nenhum):

Marina (59%), Dória (57%), Bolsonaro (56%), Ciro (53%), Haddad (52%), Moro (50%), Boulos (49%), Mandetta (45%), Lula (44%), Huck (28%).
 
Registrando: Lula, por estar impedido pela Lei da Ficha Limpa não poderá concorrer em 2022, pois tem condenações penais proferidas por órgão colegiado.

Blog: Sinceramente ? Hoje, da lista apresentada eu pensaria no primeiro turno no nome do Sérgio Mora, mesmo sem muito ânimo.
Qualquer dois outros que ficassem no segundo turno, veriam a minha estreia na opção "voto em branco".

Viver é Perigoso 

PORQUE HOJE É DOMINGO


Viver é Perigoso

 

CONSIDERANDO A ATUALIDADE, UM POUCO DE AMENIDADE


Édipo era príncipe de Corinto e filho de Pólibo e Periboeia — ou, pelo menos, era isso o que ele pensava. Um dia, o príncipe visitou o oráculo de Delfos com a inocente intenção de conhecer seu futuro. Mas o que ouviu dos lábios da pitonisa, no templo de Apolo, foi a promessa de um pesadelo: “Você matará seu pai e casará com a própria mãe”.

Horrorizado, Édipo fugiu de Corinto. Decidiu afastar-se o o máximo possível de Pólibo e Periboeia, para que a profecia jamais se cumprisse. O que Édipo não imaginava é que aqueles eram apenas seus pais adotivos: eles o haviam encontrado quando ainda era bebê abandonado em um cesto no mar.

... Creonte, o então poderoso de Tebas, decretou que Polinices, filho de Édipo, não poderia ser sepultado na cidade, por considerá-lo traidor. Seu cadáver deveria de ser exposto às intempéries e à ação doa cães e das aves carniceiras. Antigona, irmã de Poliníces, rebelou-se contra essa determinação "desumana e contrária aos deuses". Em segredo, recobriu o cadáver do irmão com a veste dos mortos e o sepultou de acordo com os rituais sagrados. 

Por sua insubordinação foi condenada à morte. Mas as consequências vieram a galope. Creonte e sua família foram castigados pelos deuses.

... Na Ilíada, de Homero, Agamenon, o comandante grego, se submete a sacrificar sua filha Ifigênia para obter ventos favoráveis para a frota paralisada nas areias de Aulis. Os castigos se sucederam. De volta vitorioso a Micenas e em vingança pelo assassinato de Ifigênia, Agamenon foi decapitado a machado por sua mulher Clitemnestra. Anos depois, o filho de ambos, Orestes, vinga a morte do pai e elimina a mãe.

... Medeia, que era a neta do Sol e a favorita das trevas vivia com Jasão, e já tivera com ele dois filhos, Mêrmeros e Feres. Viviam em Corinto, onde o rei da cidade, Creonte, que era seu amigo, lhe ofereceu a mão de sua filha Creúsa e um posto no governo da cidade. Jasão ainda amava Medeia, mas sua ambição política foi maior. 

Jasão decidiu que era tempo de se separar de sua companheira e ordenou que Medeia fosse embora e renegou os próprios filhos.

Medeia fingiu aceitar a rejeição: mostrou-se dócil e chegou a oferecer a Creúsa um belo vestido de casamento. No dia do casamento, ao colocar o vestido sobre o corpo, Creúsa soltou um grito de horror: o tecido grudou-se em sua pele e se transformou em fogo.

Horrorizado, Jasão viu a noiva se transformar em uma chama viva. De espada desembainhada, correu até a casa onde Medeia vivia com os filhos. Mas, ao chegar lá, deparou-se com Medeia coberta de sangue e segurando nos braços os corpos degolados de Mêrmeros e Feres — que ela mesma havia matado. 

Viver é Perigoso

A VOLTA


 Viver é Perigoso