Translate

sábado, 11 de dezembro de 2021

CANTINHO DA SALA



Oswaldo Goeldi nasceu em 1895 no Rio de Janeiro. Foi desenhista, ilustrador, pintor, gravador e professor.

Seu pai era o naturalista suíço Emílio Goeldi. Logo após o nascimento do menino, seus pais se mudaram para Belém do Pará, onde Emílio Goeldi foi fazer pesquisa em Zoologia e Botânica. 

Com seis anos de idade, Goeldi foi estudar na Suíça. Mas cedo abandonou os estudos politécnicos para ingressar na Escola de Artes e Ofícios de Zurique. Também não concluiu sua formação lá. 

Goeldi volta para o Brasil em 1919. A I Guerra Mundial havia acabado, mas a Europa ainda sofria as consequências deixadas por ela, inclusive psicológicas. Aqui no Brasil, começou a trabalhar como ilustrador de livros e periódicos.

Oswaldo Goeldi vivia à margem das convenções sociais e familiares. Nunca dividiu suas preocupações, nem seus anseios, nem com os poucos amigos que tinha. Nunca se casou, não teve filhos. Os sentimentos angustiados do artista expressam um real deformado, que ele mostra de forma intensa em sua arte. A visão é pessimista, o mundo ameaçador.

Tomou o barco em 1961, no Rio de Janeiro. 

Após sua morte, muitas homenagens foram realizadas no Brasil e em outros países. Teve seu reconhecimentos valorizado, figurando como referência no campo da gravura, entre os mais importantes artistas no mundo todo.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: