Translate

domingo, 28 de novembro de 2021

OUTROS TEMPOS



Sou do tempo em que os generais presidentes eram convidados para paraninfar Escolas civis. Hoje estão presente, tão somente nas militares. Sei lá...

Estive acompanhando a formatura da primeira turma do Inatel em março de 1968. No caso, o amigo José Bonifácio Cardoso Junior.

A segurança era impressionante, face a presença do importante paraninfo: General Presidente Costa e Silva - Presidente da República (que assinaria no final daquele ano o famigerado AI-5).

Diz a lenda, que no momento em que o General Costa e Silva, por sinal, tendo o General Garrastazu Médici o acompanhando, visitava um laboratório, um funcionário do Inatel, (Joaquim ou João) grita para um companheiro de trabalho:

- Desliga a bomba ! Pode desligar a bomba.

Nessa hora apareceram mais de cem seguranças do Costa e Silva. Metralhadoras para todos os lados.

- Onde que é a bomba? Cadê a bomba?  

Um diretor do Inatel, então presente, disse:

- Não! Não é bomba não, não é nada não, é bomba d’água” que levava água para o prédio, e no momento, com o barulho do funcionamento incomodando as conversas. 

Era normal. Nos dias anteriores às visitas presidenciais, digamos assim, de forma simpática, dos "governos fortes", a segurança federal examinava e revistava tudo. Tipo pente-fino. Durante então, nem se imagina.

Em tempo: Não sei por qual razão, não pude adentrar no auditório onde se realizou a cerimônia. Aguardei do lado externo. Não me lembro por qual razão.

Blog: Na foto, ao lado do presidente, o nosso Professor Fredmark Gonçalves Leão, um dos idealizadores da criação do Inatel.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Novos tempos. A segurança agora é mais explícita. PRF detém mulher que xingou Bolsonaro na Dutra em Rezende. Vão ter trabalho. CJ