Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

OUTROS TEMPOS



Depois de quase 15 anos de disputa na justiça com a americana Hasbro, a tradicional fabricante de brinquedos estrela terá que tirar da prateleira diversos brinquedos que sucesso de venda.

Para quem está chegando agora, a Manufatura de Brinquedos Estrela é uma tradicional fábrica de brinquedos brasileira. O símbolo da empresa é uma estrela de quatro pontas

Conheci a Estrela no auge do sucesso. Tive contato pessoal com o dono, Sr. Mario Adler (era amigo do proprietário da empresa onde eu trabalhava). Vendi para a Estrela, então uma enorme fábrica localizada no Parque Novo Mundo, alto-falantes para o som de bonecas e pequenas chaves liga/desliga.

Lembrando, a empresa foi fundada pelo alemão Siegfried Adler em 27 de junho de 1937. Começou com uma pequena fábrica de bonecas no bairro do Belenzinho, em São Paulo.

Em 1944, a Estrela abriu seu capital para o mercado, sendo uma das primeiras empresas no Brasil a ter tornado-se uma sociedade anônima.
Sr. Siegfried tomou o barco em 1958. Sua esposa Lizelote passou a administrar a empresa. Em 1964 o filho do casal, Mario Adler, então com 19 anos, assumiu a direção da empresa.

A empresa cresceu e chegou a ser o maior anunciante do País, tanto na mídia impressa, quanto na televisão.

Em 1995, o Sr. Marios Adler deixou a empresa, assumindo a negócio e a presidência, o Sr. Carlos Tilkian .

A empresa, com a abertura do mercado no início dos anos 90, enfrentou sérias crises e sofreu forte abalo. A chegada dos produtos chineses e a viralização dos produtos falsificados e contrabandeados contribuíram para isso.

Outro ponto que favoreceu essa crise foi o rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da empresa de produzir a Barbie, ícone do segmento de bonecas.

O mais curioso dessa história é que a recuperação se deu graças à China, de onde passou a importar produtos de maior valor agregado.

Interessante: como engenheiro/vendas, nas proximidades da Estrela, visitava e comercializava componentes eletro-mecânicos, também para a Philips e Olivetti. Todas já fechadas.

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: