Translate

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

NOVA VELHA POLÍTICA


Notícias dão conta da, quase certa, filiação do Bolsonaro ao PL do Valdemar da Costa Neto. Sim, o partido é do Valdemar. No Brasil, partido tem dono.

Experiência não falta ao Sr. Costa. Foi eleito e reeleito Deputado Federal por seis vezes, de 1991-1995; 1995-1999; 1999-2003; 2003-2005 (ano em que renunciou, durante o quarto mandato) e de 2007 até 2013 (exercendo outros dois mandatos, renunciando em 2013 ao segundo mandato). Suas renúncias foram provocadas por problemas.

Valdemar, foi julgado e condenado no escândalo do mensalão. Em 2012 foi preso e condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a 7 anos e 10 meses no mensalão, e recebeu uma multa de 1,6 milhão de reais. Cumpriu a pena em regime semi-aberto e aberto. Em 10 de novembro de 2014, o ministro, Luís Roberto Barroso, autorizou que Costa cumprisse o restante da pena do mensalão em prisão domiciliar, portando a devida tornozeleira. Em 2016, em decorrência do decreto presidencial de indulto expedido no ano anterior, o STF julgou extinta a sua punibilidade, concedendo-lhe a liberdade.

Em 2013 foi investigado na Operação Porto Seguro, deflagrada no ano anterior, e que revelou um suposto esquema de fraudes em pareceres técnicos e em agências reguladoras e órgãos federais. Também (2015) foi citado por Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, investigado na Operação Lava Jato.

Um dado que poderia ser considerado positivo, ou não: Valdemar Costa Neto foi apontado como importante personagem da aliança que venceu as eleições presidenciais de 2002. Considerado o principal artífice da costura política que criou a chapa formada por Lula e José Alencar.

Resumindo, em se concretizando a parceria, estará tudo em casa.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre diz o nosso camarada, partidos não existem mais, só pra abrigar políticos nas eleições...sistema...então qquer um é qquer um, agora lula e Alckmin eu quero ver o pessoal do PSDB falar alguma coisa , q coisa não???
Só falta o bolsonaro ter de vice o Aécio,

Anônimo disse...

Sempre se falou nos últimos anos no tal estelionato eleitoral, ou seja promete-se, compromete-se, mostra-se uma coisa antes da eleição e depois se faz outra, transmuta-se . O Jair sempre foi um deputado medíocre que circulou por 9 partidos. Começou em 2017 uma virada de discurso renegando a velha política,se apoiando na Lava Jato e um discurso de mudança de comportamentos na relação com o Congresso. Acabou se elegendo com esse discurso. Agora é quase certo (99% segundo ele) se filia ao PL e se alia a Valdemar com todo esse "currículo" relembrado pelo zelador. Sem falar do mensalão bolsonarista moderno patrocinado pelo Planalto e Lira chamado agora de liberação das "emendas do relator". Se esse comportamento não é um tremendo estelionato eleitoral não sei mais o que é. Observador de Cena

Anônimo disse...

Pra ser presidente pode ser deputado medíocre ou líder sindical ou qwuer coisa , o povo e o voto é questão de quantidade...ah...bobagens