Translate

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

NOBEL DA PAZ



O prêmio Nobel da Paz de 2021 é concedido aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Andreyevich Muratov "pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia".

Como habitual, dentro do "e nós com isso", trazendo para cá :

Desde 2013, raríssimas vezes, presenciamos uma entrevista de membros da administração municipal sem a obrigatoriedade de seguir o script de perguntas pré-estabelecidas. Ou melhor, não ouvimos ou lemos sobre nenhuma entrevista concedida por um membro das últimas administrações do município, concedidas para jornais e emissoras de rádio, tratadas erroneamente como oposição.

Mesmo no rádio, quando começa a acontecer, existe o direcionamento para a presença de entrevistador próximo.

Convites são peremptoriamente desprezados. Eventuais questionamentos, mesmo via oficial, são desprezados. 

Pelo perfil das pessoas atualmente no poder, longe de parecer vingança ou ódio de publicações do passado. Tudo leva a crer ser insegurança, perspectiva de ausência de respostas.

O Nobel é mundial. O Brasil faz parte do mundo, Itajubá faz parte do Brasil e pelas nossas tradições de "cidade do ensino", temos a obrigação de ser luz.  Juízo moçada.

 Voltando ao Nobel :

O prêmio Nobel da Paz de 2021 foi concedido aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Andreyevich Muratov "pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia".

Maria Ressa usa a liberdade de expressão para expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal, as Filipinas".

Dmitry Andreyevich Muratov tem defendido durante décadas a liberdade de expressão na Rússia sob condições cada vez mais difíceis.

"Eles são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas".

O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abusos de poder e mentiras. A liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado. Estes direitos são pré-requisitos cruciais para a democracia. 

Informações confiáveis permitem que cidadãos possam ter acesso às decisões dos governos e garantir que as autoridades sejam devidamente fiscalizadas. A liberdade de imprensa e a capacidade de questionar a autoridade é agora mais importante do que nunca.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Pregunta: pode candidato a deputado ter uma rádio e ter um vereador fazendo programa político e entrevistando periodicamente o candidato na sua rádio,?
Pode Arnaldo, sei não.

Anônimo disse...

Poder não pode mas pode porque pode