Translate

sábado, 9 de outubro de 2021

DISCUSSÃO PRECOCE ?



Pois é, ontem dia 8 de outubro, completaram-se 54 anos da prisão do Ernesto Che Guevara na Bolívia. O argentino, ex-estudante de medicina, foi ferido à bala. Ferido, foi morto no dia seguinte por ordem do governo boliviano.

Para variar, e nós com isso ?

Pois bem, o Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina de Itajubá, que em seus primórdios chamava-se, com muita justiça, Diretório Laudo Natel, tempos depois, teve seu nome rebatizado para Diretório 8 de Outubro. Imagina-se assim a prestação de uma homenagem ao ex-guerrilheiro.

Só lembrando, no período mais fechado da ditadura que imperou no Brasil, existiu uma organização política marxista chamada de MR8 - Movimento Revolucionário 8 de outubro, nome dado em referência a data de captura do Guevara. Participaram do grupo, Carlos Lamarca, Iara Iavelberg, Fernando Gabeira, Franklin Martins, Stuart Jones, entre outros.

Chegando ao assunto:

Ontem, 8 de Outubro (atenção para a data), deu no site do Jornal "Itajubá Notícias", que a AISI - Associação de Integração Social de Itajubá, endereçou ao Diretório Acadêmico da FMI (8 de outubro) um comunicado dizendo não ser mais possível ceder o terreno onde está localizado o Albatroz, sede do Diretório há séculos.

Dois aspectos a serem imaginados. Político e econômico.

1 - Político - Seria simples coincidência as datas do "comunicado de despejo" e o nome/homenagem do Diretório ? Tempos estranhos, haja visto, dias atrás, a movimentação para supressão da imagem do Professor Paulo Freire nos muros da Unifei.

2 - Econômico - A FMI, segundo consta, não está mais sob a direção da AISI. Foi vendida parcial ou integral (a confirmar) para um grupo empresarial. Os terrenos e o prédio ainda pertenceriam a AISI, que estaria cedido em aluguel ao novo proprietário.
O terreno, para aqueles que estão chegando agora, foi doada pela Dona Sinha Moreira e pelo Sr. Luiz Carlos, ambos de Santa Rita do Sapucaí.

Partindo do princípio que se trata de patrimônios da cidade, que custou luta e determinação de pessoas abnegadas, com participação inclusive de gente de cidades vizinhas, contrariando quase tudo o que acontece nesta idade, não seria o caso de ocorrer uma explicação detalhada sobre os acontecimentos ?

A AISI, com o Hospital e a FMI, têm um histórico extraordinário de serviços prestados. Graças ao corpo de funcionários e dirigentes competentes e dedicados.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Garimpando disse...

É!…

Aldo disse...

Amigos,a FMIt, nossa FMIt já era. Não existe mais. Fica só em nossas memórias. Por motivos de dívidas, foi vendida por sua mantenedora, a AISI, que parece que continua alugando o prédio e mantinha o Albatroz, teoricamente do Dalana, mas que é dela, na verdade. Só que não existe mais Dalana. Quem seriam então os herdeiros do Albatroz? Os antigos alunos? Nós? Qual nossa ligação atual com a Albatroz? O usamos? Assumimos dívidas? Não. Não temos nada com isso é então, como eu disse, por que tomar partido? Temos de achar que o Albatroz tem de ser entregue aos alunos? Aos antigos? Aos novos? Aos alunos da nova faculdade? Assim, de mão beijada?
Eu acho que deve ficar sim com a AISI, que pode usá-lo para diminuir suas dívidas, talvez o vendendo para a própria nova faculdade que poderá então construir o novo prédio, deixar o caco velho que estão usando e deixar de pagar aluguel.
Não existe mais sentimentalismo alí. É dinheiro grosso, e na verdade não estão na contenda, mas só observando.
Acho que também temos de fazer isso, só observar.
Para nós, “ the game is over”. Fiquemos com nossas lembranças.

Anônimo disse...

Como alun@, só tenho a dizer que o alba é uma segunda casa e é nossa segunda casa! E que não da pra medir a importância de Histórias e momentos que não foram vividas, logo a grande importância do ALBA para os antigos alunos não diminui a importância dele para nós! Só aumenta e engrandece a tradição!