Translate

sábado, 18 de setembro de 2021

VIVER É PERIGOSO



Estivesse ainda entre nós, diria a minha amada Vó Virgínia, em sua casa no Morro Chic, é claro:

- Meu filho, estamos nos fim dos tempos.

Diz Regina, protagonista do livro "A Extinção das Abelhas", situado em 2030, escrito pela gaúcha Natalia Borges Polesso. Uma história brutal sobre uma mulher, um gato e um mundo em colapso.

"O mundo está entrando em colapso por uma série de questões e a situação, aqui, é mais séria. Primeiro a comida fica cara. Depois podre. E então não há mais nada para comer - nem remédio, nem dignidade. A violência aumenta. Civis vigiam uns aos outros, milícias cuidam da segurança particular. Os ricos fogem nos últimos aviões. Não há mais noite e dia. Só dia. O fim do mundo não chega de uma hora para outra. Os sinais estão aí, nós é que não percebemos. A gente pensou que daria um jeito. Isso é bonito e é tão triste."

Aqui e hoje, lendo o noticiário. 

Um grupo de 140 brasileiros foi apreendido pela Patrulha de Fronteira Americana. A brasileira, técnica de enfermagem, de Rondônia, com 49 anos, Lenilda Pereira Oliveira dos Santos, foi encontrada morta na última quarta-feira (15) no deserto de Deming, no Novo México. Ela tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos, mas foi abandonada pelo grupo que tentava atravessar a fronteira.

Após horas caminhando depois cruzar a fronteira americana, a mulher sentiu-se mal diante do calor e do sol forte e percebeu que não conseguiria mais continuar. O restante do grupo decidiu seguir, mas prometeu voltar para resgatá-la – o que nunca aconteceu. 

A perícia determinou que a causa da morte foi a exposição prolongada ao sol, sem água ou alimento.

Também hoje, disse a cozinheira Irene Moreno, moradora em Sorocaba :

- A carne de vaca perdeu vez em casa. Depois o porco e em seguida o frango. Chegou a vez dos pés de frango. Mais ao alcance do bolso, mesmo passando de R$ 10 o quilo. Faz bem para os ossos e melhor ainda para o bolso. A moela está mais em conta, a R$ 9,80/kg.

Melhor nem pensar.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: