Translate

sábado, 25 de setembro de 2021

QUEM SE LEVANTARÁ ?


Num discurso no mesmo púlpito que foi usado pelo brasileiro Bolsonaro, a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, abandonou o texto que havia sido preparado por seu serviço diplomático e chacoalhou a Assembleia-Geral das Nações Unidas. 

Mia Amor Mottley subiu ao pódio, na sexta-feira, determinada a dizer o que líderes queriam evitar escutar. 

Ela foi clara: não iria repetir discursos. E lançou: 

"quantas vezes mais teremos então uma situação em que dizemos a mesma coisa repetidas vezes, para não chegarmos a nada?". "Meus amigos, não podemos mais fazer isso". 

Ela evocou Bob Marley: "Who will get up and stand up?". Em um português claro: 

Quem se levantará?". 

Quem se levantará e defenderá os direitos de nosso povo?

Quem se levantará em nome de todos aqueles que morreram durante esta terrível pandemia? São milhões. Quem se levantará em nome de todos aqueles que morreram por causa da crise climática ?

Quantas mais variantes do covid-19 devem chegar, quantas mais, antes que um plano de ação mundial de vacinação seja implementado"? 

Quantas mais mortes devem ocorrer antes que 1,7 bilhão de vacinas em excesso na posse dos países avançados do mundo sejam compartilhadas com aqueles que simplesmente não têm acesso? 

Temos os meios para dar a cada criança deste planeta um comprimido. E temos os meios para dar a cada adulto uma vacina. Temos os meios para investir na proteção dos mais vulneráveis em nosso planeta contra uma mudança no clima. Mas optamos por não fazê-lo. E não é porque não temos o suficiente, é porque não temos a vontade de distribuir o que temos

Quantos mais aumentos globais de temperatura devem ocorrer antes de acabarmos com a queima de combustíveis fósseis? 

Quanto mais o nível do mar deve subir em pequenos estados insulares antes que aqueles que lucraram com o armazenamento de gases de efeito estufa contribuam para as perdas e danos que ocasionaram ?

Ela ainda completou: 

Se conseguirmos encontrar a vontade de enviar pessoas à lua e resolver a calvície masculina, poderemos resolver problemas simples como deixar nosso povo comer a preços acessíveis.

Jamil Chade

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Ave Maria Zé. Dos mais simples, dos menores as vezes vem as grandes verdades. Me lembra um discurso do José Mujica ex. presidente do Uruguai ou a menina canadense Severn Cullis-Suzuki que por 5 minutos silenciou os líderes na Rio Eco 92. Observador de Cena

Anônimo disse...

Palavras são palavras, revelemo nos
mais por ATOS. Né assim?

Anônimo disse...

Angela Merkel está deixando o comando da Alemanha com alta popularidade após 16 anos. Disse que quer descansar e ler sem ter que se preocupar com o tempo. Será que um apelo nacional não a traria para cá? Poderia ler e descansar quanto quisesse. Sonhando aqui nossa única exigência seria, por uns meses,tomar café com o presidente que esteja de plantão no Palácio do Planalto e sussurrar nos seus ouvidos como se governa.OC