Translate

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

MOÇO BONITO



Exatamente 400 antes (1547), também num 29 de setembro, que também caiu numa segunda-feira, nascia em Alcalá de Henares, na Espanha, Miguel de Cervantes Saavedra.

Meu pai, Zé Riera era padeiro e segunda-feira era sagrada pelos padeiros. Dia de folga geral e pão, só de ontem. Foi numa segunda-feira (29/9/1947), que estreei na Boa Vista, é claro, mais precisamente na Vila Riera nº 7, hoje Rua Jayme Martins Riera, às 11:00 horas da manhã, tendo a honra de ter como testemunha no Registro Civil, o Sr. José Machado Filho, para os próximos, o Sr. Zé Machadinho, conforme documentado.

Nosso primeiro neto, João Riera Lima, também chegou num 29 de setembro em 2008, para variar, também uma segunda feira.

A data de 29 de setembro é celebrada pelos cristãos, judeus e muçulmanos como uma homenagem ao arcanjo São Miguel, o "anjo do arrependimento e da justiça".

Voltando ao Miguel de Cervantes Saavedra, criador do personagem que sigo pela vida afora e publicado pela primeira vez em 1605: Dom Alonso Quijano, mais conhecido como Dom Quixote de La Mancha.

Meu personagem favorito, sendo o segundo livro mais traduzido no mundo. O primeiro é a Bíblia.

Leitura marcante para a vida toda:

No capítulo VIII do livro há um episódio emblemático em que Dom Quixote, ao chegar a uma planície, confunde cerca de trinta moinhos de vento com gigantes, decidindo enfrentá-los sozinho. Sancho, seu escudeiro, ainda tenta alertá-lo da ilusão, mas Quixote insiste e parte para o ataque a um dos moinhos, sendo derrubado juntamente com seu cavalo Rocinante por uma das pás. Em seguida, Sancho vai ao socorro do seu mestre e o questiona sobre como como pôde cometer tamanho engano. Esse episódio é a origem da expressão "lutar contra moinhos de vento", no sentido de atacar inimigos imaginários ou de realizar esforços em vão.

Talvez, é o que tenho tentado fazer pela vida afora.

Curiosidades:

a - É bem notória a coincidência das datas de morte de dois dos grandes escritores da humanidade, Cervantes e William Shakespeare, ambos com data de falecimento em 23 de abril de 1616.

b - Sabe-se que Albert Einstein lia Dom Quixote. Era o romance que levava em suas viagens e sempre o tinha em sua mesa de cabeceira.

c - Como afirmou Dom Alonso, "Contento-me com pouco, mas desejo muito."

Abraço aos amigos que me enviaram abraços. Quem com abraço fere, com abraço será ferido.

Viver é Perigoso

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, Zelador!!!
Muitos anos de vida feliz.
Saúde e Paz, na Boa Vista, é claro.
Abs
H. Finn

Edson Riera disse...

H. Finn

Grato. Abraço e vamos adiante.

Zelador

Anônimo disse...

Abraços Zé, parabéns sigamos na luta. Não esqueça da 3ª dose. Reforço para os coroas enxutos. Observador de Cena

Anônimo disse...

Zelador que suas escolhas continuem sábias. Abraços. causídico jurássico