Translate

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

MOÇA COMUNISTA


Completando 85 anos.

No dia 23 de setembro de 1936, a judia alemã Olga Benário deu adeus ao Brasil. 

Presa com o marido Luiz Carlos Prestes em 5 de março do mesmo ano, ela foi deportada, embarcou no navio La Coruña rumo à cidade de Hamburgo. 

Olga chegara ao Brasil em abril de 1935, acompanhando Prestes, que planejava organizar uma revolução armada por aqui. Fingiram ser um casal de portugueses e permaneceram na clandestinidade. Em novembro daquele ano, explode a Intentona Comunista, prontamente reprimida pelo governo Vargas, que inicia uma repressão feroz aos opositores.

Nem o fato de estar grávida impedira o presidente Getúlio Vargas, que assinara decreto de expulsão no dia 28 de agosto, de entregá-la à Alemanha Nazista de Adolf Hitler. 

Ao chegar à Alemanha, Olga, então com sete meses de gestação, foi levada para uma prisão feminina da Gestapo - Barnimstrasse - em Berlim, onde nasceu sua filha, Anita Leocádia, em 27 de novembro de 1936.

Olga ainda passou pelos campos de concentração de Lichtenburg, Ravensbrück e Bernburg, onde foi assassinada na câmara de gás em 23 de abril de 1942. Estava com 34 anos de idade.

A história de Olga Benário, a mulher do líder comunista, virou livro e filme. 

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: