Translate

sábado, 18 de setembro de 2021

DESENHANDO

Ninguém desconhece a existência de grupos organizados na internet, especializados em disparar movimentos para tentar "desqualificar pessoas". Os de extrema-direita, desde as últimas eleições, vêm trabalhando nisso. Devem compor os tais "gabinetes do ódio".

Pois bem, possuem analistas que indicam a antecipação de ações.

Não deu outra. Certos que homenagens aconteceriam no País pelos 100 anos do educador Paulo Freire, odiado pelo pessoal atualmente no poder, foram disparadas orientações no sentido contrário.

Logicamente, alguns orientados, são da terrinha e muitos deles, de uma forma ou outra, com alguma aproximação com o meio universitário. Devido a imagem do Professor Paulo Freire, reproduzida na Unifei, o local passou a ser considerado, pelos radicais, um muro de lamentações.

Muitos dos participantes e adeptos, provavelmente, nem sabiam quem foi Paulo Freire. 

Outros movimentos idênticos acontecem e acontecerão em todo o Brasil.

Para se ter uma ideia, antecipando o breque, em decisão liminar (16/9), a Justiça Federal do Rio de Janeiro proibiu o governo federal de "praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire"

A liminar proferida de forma provisória e em caráter de urgência - foi deferida pela juíza Geraldine Vital, atendendo pedido do MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos).

Na ação, o MNDH argumentou que o governo federal realiza "movimentos desqualificadores" contra Paulo Freire, que recebe "ofensivas e injustificadas críticas". Lembrando, que o então candidato Bolsonaro, em 2018, ao falar sobre políticas educacionais e a necessidade de modernizar a gestão das escolas, falou em expurgar "a ideologia de Paulo Freire" da educação.

Na decisão, a juíza federal lembrou que a liberdade de expressão "constitui direito fundamental" para a "estrutura democrática do Estado Brasileiro", mas que ela exige responsabilidade "de cada um pelos abusos que cometer". "Quando há abuso de direito pela expressão que ameace a dignidade, tem-se violação capaz de liquidar a finalidade da garantia constitucional, desfigurando-a", Tendo isso em vista, "por evidenciada a urgência contemporânea à propositura da ação, aliado ao perigo de dano e risco ao resultado útil do processo", a juíza Geraldine deferiu a liminar em favor do MNDH e contra a AGU.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Zezinho a que ponto chegamos. Ter que recorrer à justiça num caso desses. Divergências fazem parte do jogo mas querer apagar uma história de vida dedicada a uma causa reconhecida aqui e internacionalmente é o fim.
Enquanto isso:Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 600 mil estudantes abandonaram os estudos em 2019.
Outro levantamento de novembro de 2020 mostra que mais de 5,1 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos NÃO estavam matriculados ou NÃO haviam recebido às atividades remotas. CINCO MILHÕES!!!!!Segundo o Unicef se nada for feito podemos atrasar a educação em 20 anos!
E Bozo e seus seguidores preocupados com o legado e as homenagens a Paulo Freire.
Observador de Cena

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2021/09/paulo-freire-e-decente-e-democratico-nunca-silenciaria-quem-dele-discordasse.shtml
Artigo do filósofo Mário Sérgio Cortella que passa bem longe de ser um esquerdista. Boa leitura