Translate

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

TEMPOS CINZENTOS

 


No dia 12 de junho de 1970, em Porto Alegre, o bancário Raul dos Santos Figueira, voltou do trabalho para a casa, onde, filho único, vivia com a mãe viúva. Era Dia dos Namorados, com Raul na fossa. Sua namorada tinha lhe dado o bilhete azul, dias antes.

Vestiu sua camisa vermelha e saiu para uma cervejinha e um cinema.

Nas proximidades do cinema, de surpresa, foi cercado por uns brutamontes, que o socaram, enfiaram um capuz fedido na sua cabeça e o atiraram em um carro que partiu em disparada.

Acordou jogado no chão de uma cela suja.

Através de socos, pontapés, choque elétrico e pau de arara queriam que passasse informações sobre os seus cumplices.

Cumplices de quê ? 

Dias antes aconteceu uma tentativa frustrada de sequestro do Consul dos EUA em Porto Alegre. Um dos suspeitos (ou envolvido) usava uma camisa vermelha.

Nove dias de pancadaria deixaram Raul um trapo.

A mãe, percorreu delegacias de polícia, hospitais, rádios, jornais, igrejas e visitou até o necrotério. Desespero puro.

No dia 21 de junho, quando aconteceria a final do Mundial de futebol no México, que terminou com o Brasil tri-campeão, a força de repressão descobriu que prenderam e torturaram o homem errado.

Encapuzado foi colocado em um carro, de onde, após girar por uns tempos pela cidade, foi atirado numa rua sem movimento.

Raul sobreviveu.

Episódio comum de uma noite escura vivida pelo País.

(Setenta - Henrique Schneider - Não Editora)

Viver é Perigoso  

2 comentários:

Anônimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2021/08/bolsonaro-adota-medidas-do-manual-de-chavez-entenda-semelhancas-e-diferencas-entre-brasil-e-venezuela.shtml?pwgt=l0duv1jusnm9dyby7zjcx24co4ewfls8sfk8pl7w44d563uq&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift

A situação é grave. Acorda Brasil!

Anônimo disse...

Com o esvaziamento das motociatas Bolsonaro promove tanqueciata em Brasília. Renato Terra
"Enfraquecido pelo esvaziamento das motociatas, Jair Bolsonaro resolveu mudar de patamar. O presidente organiza uma tanqueciata amanhã em Brasília. “Sexta-feira é dia desfilar com os farialimers na patineciata elétrica”, divulgou a Secom.
O presidente desmarcou todos os compromissos de sua agenda e arrumou um calendário de desfiles até o final do ano. “Embarquei na procrastinaciata”, explicou Bolsonaro.
O desfile de blindados amanhã pretende passar uma mensagem clara. “Os tanques são à prova de rachadinhas. Bolsonaro e seus filhos podem ficar com os salários dos funcionários, pagar imóveis em dinheiro vivo, lavar as mãos para denúncias de corrupção, prevaricar, alimentar um orçamento paralelo, interferir na Polícia Federal. Estão todos blindados”, garantiu o Sargento Pincel."
Comentário de uma leitora: "Para humoristas esse governo é ótimo;para a população uma tragédia."