Translate

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

SOBRE BATERISTAS E BATERIAS



Tomou o barco Charlie Watts do Rolling Stones. A Bateria GreTsch ficará junto de sua imagem. Registrando, Friedrich Gretsch foi um fabricante alemão, de instrumentos musicais, radicado nos Estados Unidos. Iniciou no Brooklin em 1883.

Por falar em baterias e bateristas, Ringo Starr, dos Beatles, é claro, ficará ligado a Bateria Ludwig. Em tempo, a Ludwig Drums é uma fabricante de instrumentos musicais dos Estados Unidos, focada na percussão. Foi criada em 1909 pelos irmãos Theobald e William F. Ludwig.

Como curiosidade, uma bateria usada por Ringo Starr em gravações de alguns dos primeiros hits dos Beatles foi adquirida num leilão, por um proprietário de um time da NFL, por US$ 2,2 milhões.

Marcou minha adolescência, o filme sobre o lendário baterista americano Gene Krupa, lançado em 1959 e assistido no Cine Paratodos no início dos anos 60. Baterista enérgico e extravagante. Ele nasceu no Illinois em 1909.

No cinema, no papel de Gene Krupa, esteve o ator Sal Mineo.

Krupa foi o primeiro músico a tocar um solo de bateria no Carnegie Hall, na sala de concertos mais famosa de Nova York. Tocou nada mais, nada menos, com Glenn Miller, Benny Goodman e Tommy Dorsey.

O baterista Krupa conhecia os seus limites. Dizia ele:

"Eu sempre olhei bem para o público, ao fazer um solo, e quando notava uma certa agitação nas pessoas, sabia que era a hora de parar com o show e dar espaço para o grupo voltar a tocar"

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: