Translate

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

POIS É...



Outro dia conversamos sobre o tema aqui no "Viver é Perigoso"

Foi lançado, ontem (12), o Programa “Minas do Hidrogênio”, iniciativa que tem o objetivo de estimular e estruturar a produção do hidrogênio verde no Estado de Minas Gerais.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado e conta com o apoio do setor produtivo, por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O hidrogênio verde pode ser obtido da eletrólise da água ou da biomassa e biocombustíveis, como etanol e o metano, recursos abundantes em Minas Gerais. Com isso, o objetivo do programa é fomentar toda a cadeia produtiva desde a produção de equipamentos até o desenvolvimento de tecnologias.

Além de ser uma fonte limpa de energia, o hidrogênio verde pode ser armazenado, o que traz uma garantia de abastecimento. Além disso, pode ser transportado e abastecer locais onde a energia tradicional não é suficiente para atender a demanda.

Disse o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe:

“Entendemos que a solução é o hidrogênio verde. É uma importante alternativa para a geração de energia e para armazenamento estratégico que vai reduzir a dependência do sistema e dos investimentos na geração e até mesmo nas linhas de transmissão, com a criação de rotas alternativas para a distribuição de hidrogênio verde. Entendemos que é uma nova fronteira do setor energético. Queremos estar à frente deste processo para que a competitividade das indústrias mineiras seja maior”.

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, destacou que o programa “Minas do Hidrogênio”, é muito bem visto pelo Estado. "Certamente, para o desenvolvimento do plano, vamos envolver a Cemig, o Indi, o BDMG e não faltarão organismos e boa vontade do governo para colocar os instrumentos que o governo dispõe para fomentar. Além da energia, temos que gerar incentivos adequados para que o setor privado se engaje e abrace esta rota tecnológica que é tão promissora”.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre tem um interesse por trás Ficam discutindo outras formas de energia, o sol tá aí de graça no norte di minas então nem chuva tem para atrapalhar