Translate

domingo, 22 de agosto de 2021

MAIS EMBAIXO



Mesmo depois de um ano à espera de uma vacina contra a Covid-19, as pessoas de Joinville (Santa Catarina) não estavam postando fotos comemorando o momento tão aguardado.

Mistério? A explicação é simples: a prefeitura da cidade decidiu que o imunizante seria aplicado nos glúteos, não nos braços, como tem sido mais comum no Brasil e no mundo.

Com vacina no glúteo, Joinville destoa do país na imunização contra Covid. Moradores da cidade evitam postar fotos da imunização; alternativa definida pelo município é válida.

A recomendação do Ministério da Saúde é que a aplicação seja feita via intramuscular, no músculo deltoide, que fica no braço. Caso haja algum impedimento ou especificidade, a pasta permite a aplicação no músculo vasto lateral da coxa e, por último, indica a região ventroglútea, que fica nos glúteos.

Em vídeo postado no perfil do Facebook da Prefeitura de Joinville, Fabiana Fernandes de Almeida, enfermeira e gerente de vigilância em saúde, afirma que o município optou por aplicar a vacina no glúteo pois a região fica menos dolorida e causa menos reações locais. Além disso, a enfermeira diz que já é rotina na cidade a aplicação ventroglútea de qualquer imunizante.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: