Translate

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

E O MARECHAL, HEIN ?


O Portal da Transparência identifica pelo menos 100 generais reservistas e reformados do Exército como marechais. Leia a lista com os nomes. O mais alto posto da força, porém, desde 1975, só é designado a generais de Exército que participaram de guerras.

Um deles é o Marechal (?) Newton, reformado do Exército Brasileiro, notado por sua participação nos serviços de repressão da Ditadura Militar no Brasil entre 1964 e 1985. Hoje, ele está com 96 anos. 

Em maio de 2014, Newton Cruz foi denunciado, juntamente com quatro oficiais da reserva do Exército e outros dois réus, por crimes no atentado a bomba no Riocentro, em 1981. Contudo, em julho de 2014 recebeu habeas corpus emitido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, por este ter considerado que o crime já estaria prescrito.

Dos atuais, Augusto Heleno, ministro-chefe do GSI, Edson Leal Pujol, Joaquim Silva e Luna e Sérgio Etchegoyen, também são enquadrados como Marechais.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo pois é nos Estados Unidos contam nos dedos os generais que chegaram a 5 estrelas. Denominados Generais do Exército. Lembro de 2 Eisenhower e MacArtur comandantes de fato, um vitorioso na Europa outro na Ásia aqui o que temos no momento de mais proeminente é um tenentinho maluco metido a comandante.
Outra coisa assisti hoje a vitória brasileira com ouro no futebol olímpico. Sem um foguetinho na comemoração nem um traque conversando com os chegados sinto uma tristeza geral danada nada nos alegra. Pode ser pelo tempo decorrido da pandemia e os mortos e sofrimento mas também senti um misto de tristeza com a política.
Troca-se a direção e quase tudo piora sem esperança um até me lembrou quais foram os dois últimos assuntos de repercussão nacionais priorizados pelo governo da mudança: ano passado cloroquina, agora voto impresso, lascados é muito pouco.

Anônimo disse...

Pera aí,generais no USA? Ah, Vamos falar de Cuba,Venezuela,Argentina...kkkkkk aí é sacanagem né...kkkkk

Anônimo disse...

Gentee realmente o governo burraldo da cloroquina do voto impresso. só isso, o resto é enxugação de gelo. Lembre da gauchada rezando e cantando o hino em volta da caixona de cloroquina? façãm um voto impresso enorme e......