Translate

domingo, 18 de julho de 2021

O VELHO E O MAR


Escreveu o jornalista Eurípedes Alcântara :

Vi em Cuba cenas só explicáveis pela existência de um governo opressor. A mais marcante foi não existirem pescadores artesanais nas cidades costeiras. Cuba é a única ilha do planeta em que construir uma canoa é uma atitude altamente suspeita. A pesca marítima é feita por empresas estatais comandadas pelos militares.

“O velho e o mar”, o clássico de Ernest Hemingway, foi escrito em Cayo Blanco, na costa cubana, em 1951. Narra a luta dramática de um velho pescador, Santiago, contra um enorme marlim, que ele fisga e consegue amarrar a seu barco. Na viagem de volta, o velho luta tenazmente para impedir que os tubarões devorem o peixe, mas não consegue. Quando chega de volta, resta apenas o esqueleto imprestável do peixe, amarrado ao pequeno barco.

Um Santiago hoje preferiria atravessar o Estreito da Flórida e rumar com seu barco para os Estados Unidos. 

Cuba não tem canoas pela mesma razão que as prisões têm grades.

Viver é Perigoso

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse clássico gerou também um filme extraordinário com Spencer Tracy no papel do pescador Santiago tendo o próprio Ernest Hemingway como roteirista. Assisti em cinemascope no Presidente. Anos dourados. Bons tempos.

Anônimo disse...

Texto bonito

Anônimo disse...

Caríssimo o muro de Berlim se assemelha ao mar das Antilhas e aos 530 km de distância entre Cuba e a Flórida. Levou 30 anos para cair. A Revolução cubana e a consequente ditadura já duram 61 anos. Logo as canoas voltarão.