Translate

sábado, 10 de julho de 2021

DIA DA PIZZA



De cara vou dizendo: sou dos poucos seres humanos que não gosta de pizza. E não é de hoje. Nos anos 60 assistia os meus amigos, mas noites de sábado, encarando um "redonda" no Bar Acadêmico ou no Clube Bar. No máximo roubava uma azeitona ou uma casquinha da borda.

A razão ? não sei. Minha avó Terça era italiana. Minha família sempre esteve envolvida com massas (padaria e política). Interessante é que aprecio os ingredientes. Mas juntou tudo, não roda.

Certa vez em Brescia, no norte da Itália, comentando esse gosto (ou mal gosto) com um engenheiro de uma fábrica que visitava, disse: vou levá-lo para degustar uma pizza original e você irá mudar a sua preferência.

Fui. a dita cuja era linda, com inesquecível aroma. Mas não mudou a minha preferência.

Que fique claro: com muita fome e sem outra opção, encaro, desde que esteja presente um pouco de arroz. Claro, com a pizza de coadjuvante.

Como curiosidade, bom saber a origem da expressão "terminou em pizza", que vem a ser o famoso "não deu em nada". 

Ali, pela metade dos anos 50, o Palmeiras estava em uma crise danada e suas varias alas políticas se engalfinharam nas dependências do clube.  O pau quebrou por mais de 10 horas até que lá pelas 9 horas da noite, alguém sugeriu uma pausa para descanso e tomar/comer alguma coisa. Os briguentos foram para uma pizzaria ao lado do clube. Depois de muito chopp, vinho e pizza, fez-se a paz política, por milagre.

Testemunha ocular, o repórter Peruzzi ligou para a redação do jornal e o datilógrafo de plantão, fone no ouvido, consagrou em sua velha Remington a manchete ditada pelo repórter:

"Tudo terminou em Pizza"

Viver é Perigoso



3 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo já tinha visto conterrâneos comendo pizza com pão. Com arroz é novidade pelo menos pra mim. Boas novas vacinamos 3.744 em praticamente 3 dias. Mais uma dessas chegaremos a 50% da terrinha vacinada com a 1ª dose. A 2ª é que está estancada em 13.000. Deve ser por causa da Astra Zêneca pois o intervalo é de 90 dias. Muito bom.

Anônimo disse...

Afinal quantos devem ser vacinados na terrinha???total??

Anônimo disse...

Pede ajuda aí pros universitários, sei lá.