Translate

quarta-feira, 9 de junho de 2021

SONHO DE CONSUMO DE IMPERADORES


D. Pedro I vivia em guerra com os jornais que criticavam o seu Governo. Das 12 ocasiões em que discursou no Parlamento, em duas o imperador cobrou dos senadores e deputados uma lei que reduzisse a liberdade de imprensa e lhe permitisse punir e calar as “folhas” oposicionistas.

Afirmou D.Pedro I em 1829:

"O abuso da liberdade de imprensa, que infelizmente se tem propagado com notório escândalo por todo o Império, reclama a mais séria atenção da assembleia. É urgente reprimir um mal que não pode deixar em breve de trazer após de si resultados fatais" 

O imperador pedia a aprovação de um projeto de lei restritivo que havia sido apresentado em 1827, mas vinha sendo levado em banho-maria pelo Parlamento. Diante da cobrança imperial, os parlamentares se viram obrigados a desengavetar essa proposta de Lei de Imprensa.

No fim, a oposição conseguiu barrar o ímpeto autoritário de D. Pedro I. A Lei de Imprensa de 1830 —a primeira do tipo aprovada pelo Parlamento brasileiro— concedeu aos jornais muito mais autonomia do que desejava o monarca. (El País)

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: