Translate

terça-feira, 15 de junho de 2021

QUE SAUDADE *


No tempo da ditadura é que as coisas funcionavam. Não era essa balbúrdia, não era essa zona. Tinha dono no pedaço, a gente sentia que tudo caminhava segundo um projeto, um projeto de Brasil grande, de país do futuro.

No tempo da ditadura, dura mesmo, as coisas funcionavam. Os militares não roubavam: não havia mensalão, trensalão, corrupção. Nem petralhas nem tucanalhas, em 1964 eram todos unidos por um fim: o Brasil.

Todos gritavam juntos, nas ruas, nos quartéis, nos porões, na selva e no pau de arara: “Viva o Brasil!”.

Éramos felizes e não sabíamos.

Até a cultura era melhor, na ditadura. Hoje não se produz nada que preste. E a economia ia bem: havia uma abundância de empregadas domésticas pra gente escolher – dormiam no quartinho dos fundos, felizes.

As ruas eram limpas: nada de bêbados, nada de equilibristas. A saúde era uma maravilha. As escolas públicas tinham qualidade.

Todo mundo sabia cantar, de cor, treze hinos: nacional, da República, da Independência, da Marinha, da Aeronáutica, do Expedicionário, da Revolução Constitucionalista de 1932 etc.

Quantos desses você conhece? Morreu a cultura.

Nasci nos anos 1990, que pena, mas tenho saudades disso tudo.

Hoje eu posso falar: ai, que saudade da ditadura. Faço marcha, peço intervenção militar, peço o fim da corrupção dos partidos, o fim do Congresso, o fechamento do STF, de toda essa bandalheira. Os manos não merecem direitos humanos; que saudade da tortura da ditadura.

Hoje eu marcho na av. Faria Lima, na Paulista, pedindo ditadura. Reúno amigos em Moema para debater ditadura, distribuo panfletos no Leblon pela ditadura, tenho seis grupos no Face.

Só a ditadura salva a democracia.

Tudo é uma questão de ponto de vista ? No tempo dos militares não haveria isso de ponto de vista.

*Contém ironia.

Renato Essenfelder

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Fina ironia. Dura realidade os 21 anos de chumbo. Pouca gente conhece, mas muita gente opina favoravelmente. Já falado aqui, onde regimes de força deram certo? hein? hein? hein?
Jovens iludidos por gente mal intencionada.
" A democracia é o pior de todos os regimes, excetuando-se todos os outros" Winston Churchill