Translate

domingo, 27 de junho de 2021

LIVRO, PRESENTE DE AMIGO


Um mundo sem estupidez é possível! Na verdade, não... Desculpe. Mas isso não nos impede de tentar entender a estupidez humana. Afinal, todos nós lidamos com ela diariamente. Seja nas notícias, nas redes sociais ou nos grupos com os quais convivemos.

O objetivo deste livro é preparar o leitor para esse juízo final de quem tem de aturar a estupidez continuamente. Afinal, como diria Nelson Rodrigues, “os idiotas vão dominar o mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos”.

Não contente em gerar a infelicidade alheia, o estúpido inoportuno ficará contente consigo mesmo. Inabalável. Imune à hesitação. Certo de estar no seu direito. O imbecil feliz não se importa em perturbar os outros. O estúpido considera suas crenças como verdades gravadas no mármore, embora todo o saber esteja alicerçado na areia. A dúvida enlouquece, a certeza estupidifica, é preciso escolher um lado. O estúpido sabe mais que todo o mundo, inclusive o que deve se pensar, sentir, expressar e como se deve votar.

Livro, presente do meu amigo sempre presente, José Carlos Lima, um leitor voraz, curioso e gozador, nas horas permitidas.

Com tristeza, reconheço que por vezes, não tenho escapado de atitudes e gestos que, lamentavelmente, se enquadram na categoria.

A Psicologia da Estupidez - Jean-François Marmion (Faro Editorial - 320 páginas)

Viver é Perigoso  


2 comentários:

Anônimo disse...

Relembrando" O bom Deus que tanto limitou a inteligência humana também poderia ter limitado a estupidez" Konrad Adenauer 1876- 1967 pai da democracia alemã do pós guerra

Anônimo disse...

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta."
Albert Einstein