Translate

segunda-feira, 21 de junho de 2021

DEPOIS DE 50 ANOS


O juiz Silvio César Arouk Gemaque, da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo, condenou o delegado Carlos Alberto Augusto, ex-agente da ditadura militar conhecido como 'Carlinhos Metralha', que atuava no Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), a 2 anos e 11 meses de prisão, em regime inicial semi-aberto, pelo sequestro do ex-fuzileiro naval Edgar de Aquino Duarte, desaparecido desde 1971. 

Trata-se da primeira condenação penal em relação a crimes cometidos durante o regime de exceção marcado por torturas, censura e assassinatos, confirma o Ministério Público Federal.

A denúncia contra "Carlinhos Metralha" atingia também o ex-delegado Alcides Singillo, além de um dos principais torturadores da ditadura, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi em São Paulo. Os dois deixaram de figurar como réus na ação após falecerem em 2019 e 2015, respectivamente.

Edgar de Aquino Duarte foi preso no dia 13 de junho de 1971, sem qualquer ordem judicial. Na época, trabalhava como corretor da Bolsa de Valores de São Paulo. Ele já deixado a militância em 1968, após retornar do exílio. Antes havia sido expulso da Marinha, em 1964, em decorrência do Ato Institucional nº 1. 

Edgar Duarte teria sido denunciado pelo famoso Cabo Anselmo, seu ex-colega de Marinha que se tornou um agente infiltrado dos órgãos de repressão.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: