Translate

sábado, 24 de abril de 2021

POIS É ...

Está confirmada a presença de uma das mutações do novo coronavírus em Itajubá, a variante P.1 de Manaus (AM). A confirmação ocorre após o encaminhamento de amostra de material altamente suspeito do município para a realização de estudo específico no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), em parceria com o Hospital de Clínicas de Itajubá. O resultado mostrou mutações no material genético, confirmando a presença da cepa variante.

A confirmação da presença da variante P.1 em Itajubá, associada aos dados clínicos evidenciados pelos médicos do município, foi fator determinante para o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade, principalmente no último mês de março, já que a cepa de Manaus está associada a uma maior taxa de transmissão, sendo cerca de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível que as cepas anteriores.

O tempo de hospitalização dos pacientes e a alta do número de óbitos em Itajubá, índices semelhantes aos da capital do Amazonas, também chancelam o resultado do teste e reforçam a presença da nova variante.

O município também solicitou ao Governo de Minas Gerais o sequenciamento do genoma completo do vírus SARS-CoV-2, mas ainda aguarda resposta.

ALERTA

A presença da P.1 de Manaus em Itajubá acende o alerta para a população redobrar os cuidados a fim de evitar a infecção pela nova cepa do coronavírus, especialmente por se tratar de uma variante ainda mais contagiosa e potencialmente perigosa.

Atente-se aos cuidados: pratique o distanciamento social, use máscaras, evite tocar olhos e boca e higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

PMI

Viver é Perigoso

6 comentários:

Anônimo disse...

Estas coisas eu só acredito vendo, sabe...

Anônimo disse...

Caríssimo
Vacinação na terrinha até hoje 15.442 pessoas 15.84%
Vacinação no Brasil até hoje 28.969.924 pessoas 13,68%
Dentro do possível aqui estamos bem
Mas no geral só atingimos 1.000.000 ou mais por dia 2 vezes. Isso mostra que temos condições de vacinar, só é preciso ter vacinas. Reforça a certeza da inépcia/incompetência na condução das compras no passado recente.





Marco Antonio Gonçalves disse...

Zelador, achei curiosa essa postagem da prefeitura somente agora depois do mês trágico que foi março, com 151 mortes. No início de março, o Governo do Estado já havia detectado essa nova variante em Itajubá, mas só agora depois do início da CPI que a prefeitura solta essa informação, parece que quer justificar o número alto de mortes pela nova variante, numa tentativa de se eximir de qualquer tipo de culpa. Naquela época não se falou nada, nem mesmo um alerta foi emitido.


Notícia de 3 de março do Estado de Minas:
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/03/03/interna_gerais,1243002/nova-variante-do-coronavirus-e-encontrada-em-5-cidades-do-sul-de-minas.shtml

Edson Riera disse...

Marco Antonio

Confesso que o post foi feito para mostrar a demora da reação da Administração em reagir. Impressionante. Deve faltar alguém que leia diariamente jornais e veja a internet.
O tal comitê foi criado mais de ano depois da pandemia ter dado as caras na terrinha.

Abraço

Zelador

Anônimo disse...

Tiburzio e Barracho dupla Perdido e Perdidão. Só falta por a viola no saco.

Anônimo disse...

Olha o respeito! Democracia. Ganharam. Aguenta meu.