Translate

quinta-feira, 8 de abril de 2021

JORNALISTA

 


7 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA

Aprendi a ler nos jornais e tinha apenas cinco anos de idade. O meu pai foi assinante a vida toda. Os jornais eram entregues com, pelo menos um dia de atraso, exceto se o assinante tivesse uma caixa postal no Correio e fosse retirar o exemplar. Nunca deixei a leitura diária. Aconteceram algumas brigas. Gostava do "O Jornal", passei pelo "Diário de Notícias", "Correio d Manhã", "A Folha de São Paulo", "O Estado de São Paulo", "Jornal da Tarde", "A Crítica-Manaus" e o campeão deles, durante muito tempo, "Jornal do Brasil  ".

Um risco absoluto citar grandes jornalistas que marcaram nossa vida.

Logicamente, temos que citar Joseph Pulitzer, que em 1893 comprou o New York World e ajudou a definir os padrões do jornalismo.

Um dos mais admirados por todos é o americano Gay Talese (foto). Criador do jornalismo literário, que incorpora ao jornalismo elementos da literatura. Magistral a reportagem "O dia que Frank Sinatra ficou resfriado" . Tenho todos o livros escritos pelo Talese, assim como todos escritos pelo brasileiro Ruy Castro.

O meu colunista preferido, com encontros diários pelo JB, foi Zózimo Barroso do Amaral. Sensacional.

Como não guardar lembranças do trabalho dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, no Washington Post sobre Watergate, que culminou com o afastamento do presidente Nixon.

E "Os dez dias que abalaram o mundo" do americano John Reed, acompanhando a Revolução Russa de 1917 ?

Jornalista e dono de jornal, o destaque é o Samuel Wainer, da "Última Hora". Viveu a vida com uma intensidade impar.

José Cândido de Carvalho, Antonio Maria, Sérgio Porto, Nelson Rodrigues, Castelo Branco, Gaspari, Joel Silveira, Paulo Francis, Millôr e segue uma extraordinária seleção.

Li e estudo livros sobre a família Mesquita (Estadão), sobre os Frias (Folha), Marinho ( Globo), Chateaubriand (Associados).

Jornalismo sempre foi a minha paixão. 

Viver é Perigoso    

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao IN, dr Rodrigo Marques Rodrigues, na terrinha show semanal.

Anônimo disse...

Cumprimentamos os jornalistas da terrinha; Edson Riera, Celia renno, osm, in,otctavio, nilda e tantos outros parabéns.