Translate

sexta-feira, 23 de abril de 2021

ITAJUBÁ E A BAILARINA DA MORTE



"Bailarina da Morte", nome dado a gripe que assolou o mundo de 1918 até 1920, também conhecida, injustamente, como "gripe espanhola, uma vez que foi registrada pela primeira vez em Kansas, nos EUA.

E onde Itajubá entra na história ?

Itajubá era o nome do navio de um dos navios da classe Ita - lembram-se do "peguei um Ita no norte - Dorival Caymi - 1945 " ?

Em 1911 o Vapor Itajubá foi requisitado pela Marinha do Brasil.

Em outubro de 1918, a "Bailarina da Morte" embarcou no Itajubá com destino ao Sul do País. Chegou em Florianópolis no dia 6 de outubro. A bordo estavam 38 contaminados. O Itajubá seguiu para o Rio Grande do Sul, atracando no Porto do Rio Grande.

Em poucas semanas, mais de mil pessoas morreram na capital gaúcha.

No dia 2 de dezembro de 1932, o Itajubá foi rebatizado como Calheiros da Graça, em homenagem ao Almirante Francisco Calheiros da Graça. Foi classificado como Navio Auxiliar de 2ª classe, serviu de transporte de tropas e armamento durante a Revolução de 1932.

Em 11 de setembro de 1936, ao ultrapassar a marcação de segurança do Farol dos Reis Magos, na entrada de Natal, o então ex-Itajubá, encalhou nas Pedras Cabeças de Negro. Seus porões e a praça de máquinas foram alagados quando o casco se rompeu. Adeus Itajubá.

Leiam o livro "A Bailarina da Morte" - Lilia Schwarcz e Heloísa Starling - Companhia das Letras

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Zé puxando pela memória um dos mais bonitos sambas enredo do desfile carioca. Lembra? Deu a vitória ao Salgueiro em 1993
PEGUEI UM ITA NO NORTE
De Demá Chagas, Arizão, Bala Guaracy e Celso Trindade, o samba fazia referência às pessoas do Norte e Nordeste que saem de suas cidades em busca do sonho de vencer na vida. Realmente foi inspirada na música Peguei um Ita no Norte, composta por Dorival Caymmi, em 1946. A homenagem deu o título ao Salgueiro e até hoje faz sucesso. Relembre: “Explode coração! / Na maior felicidade!/ É lindo meu Salgueiro! / Contagiando e sacudindo essa cidade”. Observador de Cena
https://www.youtube.com/watch?v=EvikfhvLEU8





Edson Riera disse...

Observador de Cena

Bem registrado. Uma maravilha.

Abraço