Translate

quarta-feira, 3 de março de 2021

PRÁ NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

Contágios em asilos despencam na Espanha após início da vacinação.

Instituições para idosos no país inteiro registraram apenas 215 casos positivos entre 15 e 21 de fevereiro, contra 4.439 de 18 a 24 de janeiro. Número de mortes no período caiu de 673 para 157.

Outro dado animador é que 5 das 17 regiões espanholas (Astúrias, Cantábria, Múrcia, Navarra e La Rioja) não registraram nem um só contágio em asilos geriátricos na última semana.

É a primeira vez que os dados de contágios em asilos são divulgados em nível nacional. Agora se sabe que pelo menos 86.219 idosos se contagiaram nos mais de 5.400 asilos existentes na Espanha. O impacto da covid-19 nos asilos foi altíssimo: No relatório publicado ontem (2) é citada pela primeira vez também a cifra oficial de mortos em asilos: 29.408 com covid-19 confirmada ou com sintomas compatíveis.

Embora essa melhora coincida com a administração da segunda dose das vacinas nos asilos, é cedo para tirar conclusões definitivas. Faltam dados para saber que parte da melhora se deve à imunização, que parte a outras restrições, e que parte à remissão natural da terceira onda da pandemia.

Dados El País

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: