Translate

sábado, 6 de março de 2021

CASAMENTOS


Nada a ver com o meu, que sempre foi muito bem obrigado.

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, simplesmente, Simone de Beauvoir, escritora, filósofa e ativista política francesa, viveu, por 51 anos, um relacionamento aberto com Jean-Paul Sartre, também filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo.

Sartre tomou o barco aos 75 anos em 1980. Simone de Beauvoir, aos 78, em 1986. Descansam juntos no mesmo túmulo no Cemitério Montparnasse, em Paris.

Disse a também feminista, Simone de Beauvoir:

" O casamento é o destino tradicionalmente oferecido às mulheres pela sociedade. Também é verdade que a maioria delas é casada, ou já foi, ou planeja ser, ou sofre por não ser. "

Sobre casamento o astro Poderoso Chefão Marlon Brando comentou: " Não importe com quem você case, você sempre acorda casado com outra pessoa.

Aí vem o brasileiro Machado de Assis e escreve: " Deus para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O diabo invejoso, fez o homem confundir a fé com religião e amor com casamento. "

Machado se apaixonou pela bonita portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais. Casaram-se em 1869. Escreveu para ela: " Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar. "

Viveram juntos por 35 anos. Carolina tomou o barco em 1904, com 70 anos. Machado sentiu o baque e caiu em depressão. Foi levando a vida até 1908, quando também tomou o barco em 1908.

Ambos estão sepultados juntinhos no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: