Translate

terça-feira, 16 de março de 2021

ABSURDOS TEMPOS DE TRUMP


O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo dos Estados Unidos publicou relatório em que diz ter pressionado o Brasil contra a compra da Sputnik V, vacina russa contra a covid-19.

A publicação anual, que faz um balanço das atividades do órgão em 2020, aponta que os EUA usaram relações diplomáticas nas Américas para dificultar as negociações de nações com a Rússia para compra do imunizante.

Em um trecho do documento, o órgão afirma expressamente que “persuadiu o Brasil a rejeitar a vacina russa contra a covid-19”.

O relatório está disponível no site do governo dos Estados Unidos desde 17 de janeiro.

A vacina Sputnik V foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. Foi aprovada na Rússia em agosto de 2020, sendo a 1ª a receber liberação de uma autoridade sanitária no mundo. Pelo menos 50 países já autorizaram o uso da vacina. O imunizante tem 91,6% de eficácia global.

Na última 6ª feira (12), o governo brasileiro assinou um contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V. A vacina ainda não tem aval da Anvisa  para uso emergencial.

No sábado (13), o Consórcio Nordeste, que reúne governadores da região, anunciou um acordo para adquirir o imunizante russo, garantindo a compra de 39,6 milhões de doses da vacina. 

O Poder360 procurou o Ministério da Saúde e o Ministério de Relações Exteriores para confirmar se fizeram contato com autoridades norte-americanas para discutir o uso da Sputnik V.  Até a publicação desta reportagem, não houve resposta.

Poder360

Blog: Conforme informado, a Sputnik V, também será produzida pela União Química em Pouso Alegre, com início em abril próximo.

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

"V.Exa está em contradição com o Brasil, sua presença é um desastre para o Brasil" disse o Deputado Fernando Gabeira em 2005 ao então folclórico presidente da Câmara Severino Cavalcanti selando o início de sua deposição da daquela presidência.
Depois de 4 ministros da saúde, mais de 2.840 mortes, 84.000 casos num só dia, sistemas de saúde público e privado em colapso, negacionismo, boicote, dor, sofrimento,vacinas que não chegam, ALGUÉM de porte de um senador, deputado, ministro, tem que chegar com o dedo em riste no traste, abjeto, boca suja sentado na cadeira mais importante da nação e dizer: V. EXA.ESTÁ EM CONTRADIÇÃO COMO BRASIL, SUA PRESENÇA É UM DESASTRE PARA O BRASIL. POR FAVOR VÁ EMBORA!

Anônimo disse...

Caríssimo, boa noite. A terrinha recebeu hoje mais a incrível quantia de 660 doses de vacina. Sugiro reativar o post A Conta Gotas. A cada vez que vamos a Pouso Alegre buscar vacinas uma gotinha.Que na verdade deveria ser meia.