quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

FELIZ NATAL


Viver é Perigoso

FAZ ESCURO


Faz escuro mas eu canto,

porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.

Thiago de Mello

Tive o privilégio de conversar com o admirado poeta, por mais de uma vez, em Manaus, no final dos anos 70, onde vivíamos. Não de poesia, mas de política.
Amadeu Thiago de Mello, simplesmente Thiago de Mello, amazonense de Barreirinha. É um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional.

Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura, exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador.

No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França,  Alemanha Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje.

Viver é Perigoso

PINTANDO SENTIMENTOS


O texano John Bramblitt, está com 49 anos de idade. Ficou cego aos 30 e começou a pintar aos 31.

Conhecido por suas cores brilhantes e um estilo que é uma mistura de impressionismo com arte pop.

Bramblitt descobriu ser possível "enxergar através do tato" usando a chamada visão háptica. Com tinta de secagem rápida, ele consegue sentir na ponta dos dedos a forma que compõe na tela e, com o auxilio de etiquetas em braile nos tubos de tinta, consegue fazer a mistura certa da cores.

John Bramblitt é casado e tem um filho.

Diz ele: " Para mim, o mundo é muito mais colorido agora de quando eu enxergava".

Viver é Perigoso

CANTINHO DA SALA

Jean-Michel Basquiat - Hara, 1981

Viver é Perigoso

 

SAUDADE

O saudoso Rubem Alves, que teve educação religiosa protestante, confessava que, quando menino, lá nas Minas Gerais, tinha uma única inveja dos católicos: o presépio, armado no Natal.
 
A cabaninha coberta de sapé, Maria, José, os pastores, ovelhas, vacas, burros, misturados com reis, anjos e estrelas, numa mansa fraternidade, contemplando uma criancinha, mexiam com o pequeno Rubem. 

Também lhe comovia a alegria dos católicos mais humildes ao transformarem pobres salas de visitas em lugares sagrados.

Acho que todos nós, católicos ou não, sempre nos sentimos fascinados pelo presépio de Natal. Se não tanto pela cena, ao menos pela singeleza da representação. 

Rubem Alves dizia sentir uma tranquila beleza triste diante dela. Que fazia acordar uma ausência na alma dele, a lembrança de algo que teve e perdeu. A essa ausência, ele chamava de “saudade”. Mas, com precisão poética, fazia questão de advertir: “Eu não tenho saudade. É a saudade que me tem”

Célio Heitor Guimarães - Blog do Zé Beto

Viver é Perigoso

ENQUANTO ISSO...


 Viver é Perigoso

OPERAÇÃO DE RISCO



A partir do próximo sábado (26), oito das 14 macrorregiões do Estado estarão integradas à Onda Vermelha, de maior alerta com relação à pandemia de coronavírus, do programa Minas Consciente, que restringe as atividades comerciais. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (23) pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

Itajubá, segundo o Minas Consciente, está enquadrada na Onda Vermelha.  

Estaria enquadrada. Mas por decisão da Administração Municipal, antes do apagar das luzes, decidiu desconsiderar a medida e seguir na Onda Verde.

A confirmação foi feita pela Secretário da Saúde, Nilo Baracho, ao site do jornal Itajubá Notícias.

Registra-se que na Onda Verde do Minas Consciente é permitido a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.

Mesmo sem concordar com a posição tomada pela Prefeitura de Itajubá, entende-se a arriscada decisão.

De forma simplista. Numa guerra é bem diferente a situação de um piloto de bombardeio e um soldado de infantaria. O piloto despeja bombas, mata e não encara os adversários, ao contrário do infante  pela enfrenta o inimigo com os olhos nos olhos.

As autoridades de Belo Horizonte são como pilotos de bombardeio. Os prefeitos e secretários são como soldados da infantaria, enfrentando, no caso, olhos nos olhos, voto a voto, comerciantes, lojistas, artistas e a moçada. Caro, que seriam afetadas, em especial as atividades comerciais do Parque Municipal.  

Tremenda responsabilidade assumida pela Secretário Municipal de Saúde, que assumirá a Vice-Prefeitura na próxima semana. 

Mas...

Viver é Perigoso

MENSAGEM DE FIM DE ANO

 


Que Jair Bolsonaro e Dória deem as mãos e saiam pelo mundo. Sem destino. Ficaremos bem.

Clarin da Boa Vista

Viver é Perigoso