quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

 


Aconteceu na concorrência para a construção de 1.600 kms da ferrovia Norte-Sul (Goiás- Maranhão) orçada em 2,4 bilhões de dólares. A abertura dos envelopes aconteceu às 9h30 horas da sexta-feira (8/5/1987)

Na madrugada do mesmo dia, a Folha de São Paulo, através do Jânio de Freitas, publicou na página de Classificados - Negócios e Oportunidades, de forma cifrada, o resultado da concorrência, indicando os 18 vencedores com a indicação dos lotes. 

O anúncio, perdido entre ofertas de prensas hidráulicas e de massagens ‘for men’, fornecia várias combinações de letras e números. Por exemplo: L2A – QG e L3A – MJ. 

A reportagem sobre o assunto, publicada cinco dias depois no jornal, rendeu ao Jânio de Freitas cinco prêmios de jornalismo, entre os quais o Esso e o Prêmio Internacional Rei de Espanha. Jânio explicou o significado de tais combinações: a empreiteira Queiroz Galvão (QG) construiria o lote 2A da ferrovia, e a Mendes Jr. (MJ) ficaria com o 3A.

A concorrência foi considerada fraudulenta e anulada. Ficou provado que houve divisão prévia da obra entre as empreiteiras e acertos de preços.

Posteriormente, respondendo como havia tomado conhecimento do resultado, ironicamente, o jornalista respondeu: "Mamãe deu a dica"

Viver é Perigoso

COMPETIÇÃO



A idade avançada me permite fazer este balanço. Conheço, acompanhei e li muito sobre os Presidentes da República desde Getúlio Vargas.

Passei por Juscelino, Jânio, Jango, Castelo Branco, Costa e Silva, Os três patetas, Médici, Geisel, Figueiredo, Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro.

Não considero como mérito não roubar e não deixar roubar. Isso é obrigação.

Na minha modesta opinião, Jânio, Collor, Dilma (segundo mandato) e Jair Bolsonaro, disputam a Taça de pior presidente no período que acompanhei.

Como dizem na Boa Vista, é claro, os quatro estão no momento quase "pareados", com ligeira vantagem para Jair Bolsonaro, sendo que este, para escapar da competição terá que se superar em muito. Quase impossível. Porém para levar a Taça, basta seguir a sua rotina normal.

Viver é Perigoso    

SONHO DE CONSUMO


O presidente russo, Vladimir Putin, sancionou ontem lei que garante imunidade vitalícia aos ex-presidentes russos, que inclusive o beneficiará ao deixar o poder (se é vai deixar um dia). O Texto publicado concede aos ex- presidentes e suas famílias a imunidade para que não sejam processados por crimes que tenham cometido. Com isso, também ficarão isentos de serem interrogados pela polícia, ou por investigadores, assim como alvo de buscas e prisões.

Blog: No Palácio do Planalto, o pessoal já deve estar achando que os "comunistas" não são tão perigosos assim. Uma medida como essa viria a calhar aqui no País, principalmente, considerando a extensão dos benefícios aos familiares. Como o Congresso Nacional não faz nada de graça, democraticamente, lutará por uma medida similar, apenas estendendo para toda a classe política, senadores, governadores, deputados, prefeitos e vereadores.
Economia na polícia, judiciário e lógico, perspectiva de queda no mercado de trabalho dos advogados. 

Viver é Perigoso

ESFORÇO FEDERAL

 

Viver é Perigoso