segunda-feira, 30 de novembro de 2020

VENHA JUNTO


Viver é Perigoso

MOÇA BONITA


Luzia Rennó Moreira, simplesmente Dnª Sinhá Moreira. 

Nasceu em Santa Rita do Sapucaí em 1907. Casou-se em 1929 com seu primo, embaixador Antônio Moreira de Abreu. Morou nos Estados Unidos, conheceu a Europa, Japão e China. Era sobrinha do presidente Delfim Moreira.

Pessoa extraordinária.

Em 1942, estava de volta para o Brasil e para Santa Rita do Sapucaí.

Sonhou com o crescimento profissional dos jovens por meio da educação e sua generosidade propiciou a ida de jovens de sua terra para estudar em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e claro, em Itajubá. 

Com as ideias que trouxe do Japão e sabendo que uma escola técnica abriria para eles novos caminhos e direcionaria sua cidade para o desenvolvimento, buscou assessoria junto a professores do ITA, de São José dos Campos e do professor do IEI, Dr. José Nogueira Leite.

Fundou, em 1959, a primeira escola de eletrônica da América Latina:  Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE), considerada a semente do "Vale da Eletrônica" 

Sinhá Moreira doou as terras que havia herdado para a construção da escola e o governo federal financiou a construção do prédio de 22 mil metros quadrados.
 
Filantropia e incentivos à cultura e ao desenvolvimento eram seus objetivos. Foi também construtora de ruas, casas e escolas na sua Santa Rita do Sapucaí. 

Em tempo, o terreno onde hoje é o campus da Faculdade de Medicina de Itajubá, foi doado pela Sra. Sinhá Moreira e pelo Sr. Luis Carlos Carneiro, de Santa Rita do Sapucaí, donos que eram, de loteamento no local.

Dnª Sinhá Moreira tomou o barco em 1963, quando estava com 55 anos.

Viver é Perigoso

DE LAVADA


Ricardo Kotscho (com profundas raízes petistas) escreveu e republicamos:

No dia 30 de outubro, ainda antes do primeiro turno, publiquei aqui uma coluna com o título "Aos 40 anos, PT chega às eleições envelhecido, sem votos e sem rumo".

No dia seguinte, José Américo Dias, deputado estadual e coordenador da campanha do PT em São Paulo, e o jornalista Edmundo Machado Oliveira me pediram direito de resposta e enviaram texto com este título: "É prudente deixar que a urna fale".

Conclusão do próprio Kotscho :

Não adianta querer tapar o sol com a peneira. Foi a maior derrocada do PT nestes 40 anos e, para não ser surpreendido outra vez, seria bom que se preparasse melhor para as próximas eleições, de preferência, antes que as urnas falem. 

O mundo mudou. Eu preferia não ter razão, mas como repórter não posso brigar com os fatos. Estava na cara. O antipetismo ficou maior do que o petismo. 

Se o partido não descobrir e atacar as causas, renovar suas lideranças e programas, vai continuar andando para trás, porque mudou o mundo em que ele foi criado e se tornou o maior do país no começo do século. 

Só faltam dois anos para a próxima eleição. 

Vida que segue...

Viver é Perigoso

A SOLUÇÃO

 

Viver é Perigoso