quinta-feira, 19 de novembro de 2020

NOSSA ESCOLA


O ministro do STF Fachin, determinou hoje que Jair Bolsonaro  dê explicações "com a máxima celeridade" (cindo dias) sobre a nomeação de reitores que não estavam entre os mais votados nas listas tríplices para as universidades federais. Na solicitação, Fachin também pediu explicações para a Advocacia-Geral da União e para a Procuradoria-Geral da República sobre as nomeações.

O pedido de Fachin atende requerimento da OAB, que pediu a anulação das nomeações destes reitores realizadas por Bolsonaro. A entidade argumenta que as nomeações de Bolsonaro atentam contra o princípio e a gestão democrática, o republicanismo, o pluralismo político e a autonomia universitária.

Em outubro, em uma outra ação sobre o tema, esta ajuizada pelo PV, Fachin manifestou a mesma posição da OAB, defendendo que Bolsonaro se atenha ao docente indicado em primeiro lugar nas listas tríplices no momento de realizar nomeações.

Uol

Blog: Só resta aguardar.

Viver é Perigoso 

BOM DE OUVIR E ASSISTIR


Trilha sonora do filme que marcou época. Anônimo Veneziano", com Tony Musante e a atriz brasileira Florinda Bolkan. Música maravilhosa de Stelvio Cipriani.

Viver é Perigoso

JÁ NÃO É DE HOJE


A Justiça ( 2ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte) aceita pedido de recuperação judicial da Expresso Gardênia.

O Juiz ordenou a suspensão por 180 dias de todas as ações e execuções contra a empresa.

A Gardenia deverá apresentar Plano de Recuperação em 60 dias, sob pena de decretação de falência.

Lembrando, em 2018 a Gardenia teve a pior avaliação no País, entre empresas do setor.

Viver é Perigoso

CALAMIDADE


A Justiça Federal no Amapá determinou, nesta quinta-feira (19), o afastamento da atual diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também dos atuais diretores do Operador Nacional do Sistema (ONS) por 30 dias (veja abaixo quem são os atuais diretores).

A medida busca evitar que os gestores interfiram na apuração das responsabilidades pelo apagão que atinge o Amapá há 17 dias. O afastamento acontecerá quando os diretores forem notificados formalmente da decisão.
Aneel

André Pepitone da Nóbrega, diretor-geral
Efrain Pereira da Cruz, diretor
Elisa Bastos Silva, diretora
Hélvio Neves Guerra, diretor
Sandoval de Araújo Feitosa Neto, diretor

ONS

Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral
Jaconias de Aguiar, diretor de Assuntos Corporativos
Sinval Zaidan Gama, diretor de Operação
Marcelo Prais, diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios
Alexandre Nunes Zucarato, diretor de Planejamento

Viver é Perigoso

RANKING DOS MUNICÍPIOS


Importante: Itajubá está situada bem posicionada no número 76.  

Divulgado hoje (19) pelo Centro de Liderança Pública - CLP, a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios.

O levantamento reuniu as 405 cidades do País com mais de 80 mil habitantes e analisou 55 indicadores, como taxas de investimento, de matrículas escolares e mortalidade, cobertura de abastecimento de água, formalidade no trabalho e acesso à telefonia.

As três cidades mais bem posicionadas são, na ordem, Barueri, São Caetano do Sul e São Paulo, considerando os índices: instituições, sociedade, economia e o geral. A pior classificada, é Moju (PA), com índice 21,81.

As dez mais de Minas Gerais são:

(11) - Belo Horizonte - Índice Geral 64,33

(33) - Uberlândia

(38) - Poços de Caldas

(39) - Nova Lima

(40) - Lavras

(49) - Uberaba

(72) - Varginha

(76) - Itajubá - Índice Geral 53,64

(85) - Pouso Alegre

(95) - Itabira

Blog: Muito bom.

Viver é Perigoso

POIS É...


Trinta e seis candidatos, de vinte e sete cidades do Sul de Minas, não receberam um voto sequer nas eleições do último domingo (15).

Dos trinta e seis, trinta são mulheres.

Só em Itajubá foram 3 (três) casos do tipo. Aa candidatas 19.123 (Podemos) e as 70.850 e 70.750 (Avante).

Salvo algum acidente de percurso, poderemos estar diante dos chamados "candidatos laranjas"

Alguns partidos criam as candidaturas só para preencher a cota de mulheres concorrendo, uma vez que a Lei passou a obrigar que 30% das candidaturas registradas aos cargos legislativos fossem de mulheres.

Importante registrar, que nem toda pessoa que teve zero votos necessariamente cometeu um crime ou uma irregularidade eleitoral.

Porém, se for constatada a "candidatura laranja", o partido ou candidato podem ser obrigados a devolverem os recursos destinados para a campanha, caso a irregularidade for comprovada. No caso específico do candidato, ele ainda pode ficar inelegível por 8 anos.

Viver é Perigoso

ESG - O NOVO NORMAL

ESG - Environmental, Social and Governance (meio ambiente, social e governança)

A LETRA E - da sigla vem da palavra Ambiental em inglês. O que entra em jogo aqui são as práticas reais das empresas para enfrentar a gestão adequada de resíduos sólidos e efluentes, consumo de recursos naturais como a água, controle de emissões de gases de efeito estufa e produção de energia limpa.

A LETRA S - da sigla é de social. A preocupação aqui é entender até que ponto os grupos empresariais respeitam a diversidade entre os seus funcionários, se relacionam com os colaboradores e , por exemplo, interferem de forma positiva nas comunidades onde cada empresa atua.

A LETRA G - da sigla e de governança, também do inglês. As boas práticas, por exemplo, no campo da ética e de políticas anticorrupção são fundamentais para as empresas serem bem avaliadas nesse quesito.

(O Estado)

Viver é Perigoso  

AZEITE !

 

Azeite ! expressão meio que de desdém usada pela meninada da Boa Vista, é claro, em priscas eras.

Por exemplo: 

- Não vou te dar um pedaço !

Resposta seca:

- Azeite !

De onde saiu isso eu não sei, mas lembrei-me ao ver a notícia que o Ministério da Agricultura comunicou à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) a proibição de comercialização de produtos investigados como fraudados e falsamente declarados como azeite de oliva extra virgem. Ao todo, nove marcas devem ser retiradas dos mercados, informa o ministério, em comunicado.

As marcas sob investigação, que seriam rótulos fictícios, são:  Casalberto, Conde de Torres, Donana, Flor de Espanha, La Valenciana,  Porto Valência,  Serra das Oliveiras, Serra de Montejunto
e Torezani.

Como só compro Gallo e Andorinha...

Azeite !

Viver é Perigoso

NAU SEM RUMO



Vinho tipo "do Porto" produzido pela Vinícula Nau Sem Rumo, de Andradas. Hoje, a Vice-Presidente da Regional Sul - Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) tem como titular a Senhora Heloísa Bertoli, também do Sindicato da Indústria de Vinho de Minas Gerais e diretora da Vinícola.

A sede da Regional-Sul da Fiemg fica em Pouso Alegre.

Viver é Perigoso